Acorda Cidade

Realizar um agendamento para o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) pode ser mais fácil do que se imagina. Basta que o cidadão acesse a internet e navegue pelo Portal SAC. A ferramenta, que registra média superior a 75 mil agendamentos por mês, está disponível desde que surgiu o atendimento de hora marcada, em 2010, com a inauguração do SAC Paralela.

No primeiro semestre deste ano, foram registrados mais de 550 mil agendamentos via Portal, o que representa 39,6% dos canais possíveis para marcação. O processo feito via internet oferece mais praticidade, comodidade e precisão ao cidadão. "Ele não precisa chegar cedo e enfrentar filas, além de poder verificar com mais segurança toda a documentação necessária, taxas e orientações para a realização do serviço", explica o secretário estadual da Administração, Edelvino Góes.

O agendamento pela internet é simples. Basta fazer um cadastro, informando dados pessoais e criar uma senha de acesso. A partir daí, é só escolher o atendimento de interesse. Feito isso, é preciso definir o posto, data e horário pretendidos. Depois, há uma confirmação de leitura dos documentos necessários para realizar o agendamento. Por fim, o cidadão recebe uma mensagem de confirmação no ato da operação, pelo e-mail e celular (SMS), e ainda outra 24 horas antes do atendimento.

Por meio do Portal SAC, é possível fazer uma espécie de distribuição do atendimento de acordo com o horário de funcionamento do posto, evitando concentrações de pessoas em determinados horários. “Desse modo, o cidadão consegue agendar um serviço para o horário desejado e mais conveniente para si, sem filas”, afirma a assessora da Superintendência de Atendimento ao Cidadão, Ana Evangelina Sampaio.