Acorda Cidade
História, religiosidade e potencial turístico se misturam no Santuário do Bom Jesus da Lapa, terceiro maior centro de peregrinação do país, que está ainda mais bonito com a nova iluminação cênica para receber os quase 500 mil romeiros esperados. O novenário, que teve início no dia 28 de julho, será encerrado neste sábado (6), com procissão às 16h30.
A procissão deste ano, cujo tema é ‘Bom Jesus é o Rosto Misericordioso do Pai’, oferece alguns cenários de rua, como o Batismo de Jesus, na Igreja de Santa Luzia; a Transfiguração, no Cruzeiro de Santa Luzia; e a Ultima Ceia, em um cruzamento de avenidas. Romeiros da Bahia, São Paulo, Paraná, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, dentre outros, se mobilizam para a festa do Bom Jesus, que é realizada há 325 anos.
Reitor do Santuário, Padre Devaldo Menez coordena esse “momento de renovação da fé onde os romeiros se encontram com o Bom Jesus e assim renovam sua espiritualidade", passando mais tempo nas grutas, fazendo orações e participando de quase todas as celebrações.
Iluminação cênica
Datado do século XVII, o conjunto de grutas que abriga os espaços religiosos recebeu nova iluminação cênica, em uma reforma que incluiu a instalação de 150 projetores de alta potência, com baixo consumo de energia, na torre e na gruta. A nova iluminação com lâmpadas de LED valoriza a beleza, protege o local contra a umidade e ajuda a conservar altares e esculturas com menor consumo de energia elétrica.
Além da iluminação, foram instaladas câmeras de monitoramento na entrada da gruta, cujas imagens são acompanhadas em tempo integral pela Polícia Militar. E já há projeto para reurbanização do entorno do patrimônio.
O secretário de Turismo da Bahia, José Alves, ressalta a importância desta manifestação religiosa para o município e toda a região, além do valor cultural da festa. Segundo ele, o Governo da Bahia investiu na valorização do centro de peregrinação e contribui para o fortalecimento do turismo religioso no Estado.
Roteiro
Conhecida como a “Capital Baiana da Fé”, Bom Jesus da Lapa, a 902 quilômetros de Salvador, impera em um cenário majestoso, formado por paisagens naturais. Com população de quase 70 mil habitantes, é considerado o 30° maior município da Bahia. A cidade tem rodoviária e aeroporto, ambos de pequeno porte.
Bom Jesus da Lapa oferece também diversos atrativos turísticos, como passeio de lancha pelo Rio São Francisco; visita a Barrinha para saborear um delicioso peixe frito; visita às grutas do Bom Jesus, de Nossa Senhora da Soledade e outras que se encontram entranhadas no morro; subida ao morro da Lapa, onde se encontra o cruzeiro e estátuas de tamanho natural da última estação da Via Sacra, e prática de rapel ou tirolesa sobre o Rio São Francisco.