Viagens

Gosta de viajar? Confira 4 dicas para comprar passagens aéreas mais baratas

Viajar e criar memórias está cada vez mais se tornando um segmento no qual as pessoas preferem investir, em detrimento da compra de bens materiais.

Acorda Cidade

Conhecer o mundo faz parte dos sonhos de muitas pessoas em todas as partes do globo. Entrar em contato com novas culturas, pessoas e culinárias são apenas algumas das razões que fazem viajar ser uma experiência tão enriquecedora e memorável.

Porém, muitas vezes, os custos para conhecer uma nova cidade ou país são os grandes responsáveis por adiamentos nas viagens. Passagens aéreas, hospedagem, alimentação, entretenimento, locomoção… São muitos os custos que uma viagem pode ter, mas é possível reduzi-los de diversas formas.

Não alugar um carro, hospedar-se em hostels ou em casas de família e preparar a própria comida enquanto está viajando são algumas delas. Mas uma das estratégias mais conhecidas para economizar no orçamento da viagem é buscar passagens de avião mais baratas.

Mas como conseguir aquela promoção relâmpago e reduzir os gastos com os bilhetes de avião? Confira a seguir algumas dicas de como comprar passagens aéreas mais baratas e fazer a viagem dos seus sonhos sem apertar o orçamento.

Planeje com antecedência
A dica universal de planejar a sua viagem com alguns meses de antecedência não serve apenas para fazer um passeio mais organizado e sem imprevistos. Pensar na sua viagem dos sonhos meses antes de ela acontecer também é uma excelente estratégia para pagar menos nas passagens de avião (e, com sorte, também na hospedagem).

Especialistas na área de turismo recomendam que a busca e compra por passagens deve ser feita com antecedência, mas não muito antes da data de viagem. Segundo pesquisas, 90 dias é o período de antecedência ideal para adquirir os seus bilhetes.

Três meses antes da data de viagem é quando os preços de passagens estão mais em conta na maioria das companhias aéreas, tanto para voos domésticos quanto internacionais.

Por isso, se você pretende viajar em novembro, já pode começar a procurar por passagens aéreas mais baratas desde agora.

Atenção à sazonalidade
Durante o ano, existem períodos de alta e baixa temporada para o turismo em diversos locais do mundo, variando de acordo com as estações do ano, férias escolares, feriados, etc.

Na hora de adquirir as suas passagens aéreas, é muito importante considerar os períodos de alta e baixa temporada do local que pretende visitar. Se não é possível tirar férias fora do período mais agitado (Dezembro, Janeiro e Julho), aposte nas reservas e compras com antecedência fora de temporada.

Porém, se existe a possibilidade de sair de férias e viajar fora desses meses de alta para o turismo, aproveite. Os preços de passagens são bem menores fora da temporada sazonal de viagens, assim como os valores de hospedagens e até de comércio e restaurantes.

Mas fique atento caso a viagem seja internacional. Alguns países têm férias de verão e alta temporada no período anterior ao final de ano. Se você pretende viajar nesse espaço de tempo, faça as compras com antecedência.

Sites especializados e milhas aéreas
Viajar e criar memórias está cada vez mais se tornando um segmento no qual as pessoas preferem investir, em detrimento da compra de bens materiais. Por isso, com os avanços da tecnologia e da internet, mais e mais sites especializados em turismo surgem todos os dias.

Muitos desses portais podem ser de grande ajuda na hora de pesquisar os melhores preços de passagens aéreas. O serviço de pesquisa e comparação de preços entre várias companhias é especialidade da empresa ViajaNet, que facilita a pesquisa colocando todos os valores em um só site.

Os próprios sites das companhias aéreas são boas alternativas de pesquisa e compra, já que neles você tem a certeza de estar trabalhando com valores constantemente atualizados.

Adquirir passagens através da compra de milhas aéreas é outro dos segmentos que cresce no Brasil. Sites que compram e vendem milhas ofertam passagens com preços diferenciados, já que o vendedor das milhas é que faz o seu preço. É possível economizar muito com esta estratégia, já que a plataforma também avisa quando os valores no site da companhia são mais baixos.

Seja flexível quanto aos horários e dias de embarque
No Brasil, a grande maioria das companhias aéreas costuma cobrar menos em voos que partam no meio da semana e em horários alternativos, em que a maioria das pessoas não gosta de viajar.

Terças, quartas e quintas são o pico de promoções e preços mais baratos para voos nacionais. E, se além de escolher um dia menos movimentado, você optar por voar em horários pouco escolhidos, a possibilidade do valor da passagem cair é ainda maior.

É preciso estar atento também aos dias de promoções. No Brasil, já se tornou tradição para as companhias aéreas lançar preços promocionais quinzenalmente na sexta-feira à noite e deixá-los até segunda de manhã.