Rachel Pinto
O fenômeno de alinhamento dos planetas que permite ver a partir desta semana a olho nu Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno atraiu muitos visitantes na noite de quinta-feira (21) para o Observatório Astronômico Antares, localizado no bairro Jardim Cruzeiro, em Feira de Santana. Os visitantes tiveram a orientação de membros do Clube de Astronomia de Feira de Santana (Cafs) que os acompanharam nas observações.
Em um espaço aberto e sem nuvens é possível visualizar os cinco planetas vizinhos ao sudoeste da Terra.
Cada planeta tem uma característica específica. Para identificá-los é necessário prestar atenção em alguns detalhes. Vênus é o planeta que mais brilha e Júpiter vem depois no critério luminosidade.
Marte é avermelhado, enquanto Saturno tem um tom amarelado. Já Mercúrio, como é o menor, é mais difícil de enxergá-lo, pois pode se esconder facilmente. Para diferenciar os planetas das estrelas, um truque feito com o polegar ajuda na hora de apreciar o céu.
A dica é bem simples: basta fechar um dos olhos. Depois deve-se esticar braço e colocar o dedo polegar para cima. Lentamente passe-o de um lado para o outro do planeta ou da estrela que é visto. Se luz ficar mais fraca quando o polegar passar sobre ele, é uma planeta. Mas, se ela piscar rapidamente é uma estrela.
Participaram da visita ao observatório, diversas pessoas da comunidade, entre jovens e crianças. Eles admiraram a beleza do céu e dos corpos celestes.
Outra dica
Quem tiver interesse por astronomia pode acompanhar as reuniões do Clube de Astronomia, que ocorrem todos os sábados a partir das 17h30, no Observatório Antares.
Até 8 de setembro de 2040, os cinco planetas não voltarão a se alinhar, quando estarão a 9,3 graus no céu.
Fotos: Cafs (Clube de Astronomia de Feira de Santana)