Cultura

Livro sobre vida e obra de um dos maiores escultores sacros do Brasil será lançado em Feira

'Pedro Ferreira, Escultor Baiano' tem autoria da pesquisadora Maria Lucila

14/03/2017 às 17h38, Por Brenda Filho

Compartilhe essa notícia

Orisa Gomes

Quase duas décadas de pesquisa resultaram no livro “Pedro Ferreira, Escultor Baiano”, que será lançado na próxima quinta-feira (16), às 19h, no Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), em Feira de Santana. “Foram 18 anos de pesquisa árdua”, relatou ao Acorda Cidade a autora Maria Lucila, que é sobrinha do artista.

Inúmeras viagens, incontáveis ligações, longas entrevistas, além de fotografias e coleta de dados em jornais, revistas e documentos. Uma dedicação exaustiva para contar com o máximo de detalhes possíveis um pouco da vida e obra de um dos mais destacados escultores sacros do Brasil.

Questionada se está satisfeita com o resultado, Lucila surpreende na resposta: “Satisfeita sim, realizada não”. E explica: “Não consegui ter acesso a algumas obras importantes, mas mesmo com o livro lançado vou continuar tentando”. E quem conhece a santamarense naturalizada em Feira de Santana sabe que ela tem as características essenciais ao bom pesquisador: é insaciável e persistente. 

A arte

Entre as principais obras do escultor, que nasceu em Santo Amaro da Purificação (1896-1970), estão A Visão de São Francisco, escultura que ornamenta o altar da Igreja de São Francisco de Assis, em Salvador; o Cristo, em Amargosa; os anjos que ornamentam a Matriz da mesma cidade e a pia batismal; o busto de Landulfo Alves, na Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), em Cruz das Almas; Jesus Batendo a Porta, no Cemitério do Campo Santo; a réplica do Senhor do Bomfim em Santo André, no ABC Paulista, que foi um presente dos baianos aos paulistas, dentre muitas outras obras. Perfeição nos detalhes é uma das suas principais marcas.


 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade