Dia de Combate à Hipertensão

Hipertensão arterial atinge mais de 50 mil feirenses

Aproximadamente 23 mil pacientes hipertensos estão cadastrados no programa HiperDia (Hipertensão e Diabetes), mas estima-se que a hipertensão arterial atinja mais de 50 mil feirenses.

25/04/2012 às 11h45, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

 

Acorda Cidade
 
Visando alertar a população sobre os riscos, sinais de alerta e formas de controlar a hipertensão arterial, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Centro de Atendimento ao Diabético e Hipertenso (CADH), vai promover um ciclo de palestras nesta quinta-feira (26), durante todo o dia. A iniciativa lembra o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, comemorado na mesma data.
 
A programação do evento, que será realizado no próprio Cadh, inclui também atividades de ginástica laboral, com técnicas de alongamento, fortalecimento e relaxamento. O público participante será auxiliado por educadores físicos e fisioterapeutas. Conforme dados da SMS, aproximadamente 23 mil pacientes hipertensos estão cadastrados no programa HiperDia (Hipertensão e Diabetes), mas  estima-se que a hipertensão arterial atinja mais de 50 mil feirenses.
 
Alguns dos principais motivos para o crescimento da hipertensão, como explica a coordenadora do Cadh, Jane Fernandes, fazem parte da rotina de muitas pessoas. “Estresse, alimentação e falta de atividade física são fatores que levam ao desencadeamento da doença. Muitos convivem com esta realidade, mas não estão sensibilizados para dar a devida importância. O componente genético também é considerado um dos fatores”, salienta.
 
Segundo Jane Fernandes, a hipertensão pode provocar sérios riscos ao portador. “Infarto agudo do miocárdio, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e a insuficiência renal constituem as três principais complicações causadas pela doença. Dentre os sinais de alerta estão o aumento da pressão em si, associado ao mal estar, aumento de peso e alto estresse”, revela.
 
Ainda de acordo com a coordenadora do Cadh, a doença pode ser detectada em qualquer posto de saúde, através de diagnóstico médico. “Uma vez confirmada, o paciente deverá ser submetido ao tratamento com o uso de medicação adequada, associado à prática de atividade física sob orientação, controle alimentar e redução do nível de estresse. O hipertenso apresenta a pressão arterial acima de 14 por nove”, esclarece.
 
Atualmente, o Cadh acompanha aproximadamente 1.000 hipertensos que precisam de atendimento especializado. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) e postos do Programa de Saúde da Família (PSF) também são responsáveis em acompanhar pacientes portadores da doença.As informações são da Secom.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade