Dilton e Feito

Guarda Municipal completa 119 anos de fundação

Comandada por Marcos Vinicius Alves dos Santos, em 2011 a guarda conquistou muitos avanços

24/03/2012 às 07h46, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

A Guarda Municipal de Feira de Santana (GMFS) completa 119 anos de fundação neste domingo (25). Para celebrar a data, a deputada estadual Graça Pimenta apresentou Moção de Aplauso à corporação feirense na Assembleia Legislativa (AL).“Aplaudo aos bravos guardas que, além de promoverem a segurança do patrimônio público, promovem também a segurança dos cidadãos feirenses. A GMFS é uma das mais antigas do país e merece todas as honrarias”, declara a parlamentar. Fundada pelo Intendente Coronel José Freire de Lima, através do Decreto Municipal nº 2, em 1893, a corporação surgiu com um pequeno contingente que realizava a segurança dos bens públicos. Devido à inexistência da polícia estadual no fim do século XIX, a GMFS também atuava na Segurança Pública, fiscalizando o comportamento das pessoas e prevenindo os atos considerados delituosos.

Um século se passou e a corporação teve seu efetivo e atuação ampliados. Hoje a GMFS é constituída por 183 guardas, entre homens e mulheres, e realiza ações de prevenção à violência através da Secretaria Municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev). Entre as ações estão o apoio ao trabalho do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a proteção do patrimônio público e o suporte na segurança dos eventos promovidos pelo Governo Municipal, como a Micareta. Em 15 de março de 2005 os guardas ganharam representatividade através da fundação da Associação dos Guardas Municipais de Feira de Santana (AGMFS).

“Comandada atualmente por Marcos Vinicius Alves dos Santos, em 2011 a GMFS conquistou avanços na gestão do prefeito Tarcízio Pimenta com o reconhecimento do Estatuto da categoria, o que permitiu a elaboração de um plano de carreira para o efetivo. A corporação também foi modernizada com qualificação dos guardas e a aquisição de melhores equipamentos, a exemplo de 60 coletes à prova de bala, 40 capacetes e fardamentos, além de cinco viaturas e motocicletas”, frisa Graça Pimenta. (Assessoria)

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade