Feira de Santana

Moradores de Jaíba acusam equipe do Derba de invadir propriedades e causar prejuízos

Há moradores que já se mobilizando para entrar com ações na justiça para processar o governo do estado por invadir suas propriedades e causar prejuízos.

16/11/2011 às 22h59, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Ney Silva

Um levantamento topográfico que vem sendo realizado em propriedades rurais no distrito de Jaíba por uma equipe do departamento de Estradas e Rodagens da Bahia (Derba) está gerando preocupação e inconformismo aos moradores. Eles alegam que a equipe de topografia está usando facões e foices e sem ter sido autorizada vem invadindo as propriedades e causando prejuízos.

O lavrador Luiz Vitório que tem uma chácara no povoado de Tapera é um dos mais prejudicados. Ele conta que sem sua autorização um grupo de homens invadiu sua propriedade e fez cortes no laranjal. “Fiquei preocupado porque é obrigação informar aos donos das propriedades o que está ocorrendo", disse.

De acordo com Luiz, a impressão que ele teve quando chegou logo cedo á propriedade é que os sem-terra estariam se preparando para ocupar sua chácara. “O laranjal está carregado. Faz até pena ver essa situação", lamentou.

A dona de casa Diná Menezes também se mostra preocupada com a ação da equipe do Derba. Ela tem duas propriedades e uma delas que fica bem próxima ao aeroporto pode ser incluída no projeto de desapropriação.


A moradora confirma que os proprietários de imóveis rurais de Jaíba estão insatisfeitos com o trabalho que vem sendo realizado. Ela disse que não houve nenhuma reunião com os moradores para se discutir a medição das áreas. “Tem gente que nem está dormindo direito", disse Diná.

O Acorda Cidade encontrou na estrada da Tapera o diretor do Derba em Feira de Santana, Jaime Cruz. Ele confirma que o governo do estado está realmente fazendo o levantamento topográfico das áreas a serem desapropriadas.

Segundo Jaime Cruz, pelo decreto de desapropriação serão adquiridos cerca de dois milhões de metros quadrados de áreas para ampliação do aeroporto. “Estamos com uma equipe de topografia fazendo a delimitação dessa área", afirmou.

O diretor garante que nem todas as propriedades serão desapropriadas de forma completa e que só após o levantamento topográfico é que se saberá como vai ficar a situação. “Não temos como dizer com segurança quais as propriedades que ficarão de fora e as que serão incluídas nesse processo", disse Jaime.

Em alguns locais a equipe do Derba foi impedida de entrar para realizar o levantamento. Há moradores que já se mobilizando para entrar com ações na justiça para processar o governo do estado por invadir suas propriedades e causar prejuízos.

Sobre as reclamações dos moradores de invasão as propriedades, Jaime Cruz disse que foi acionado pela direção do departamento, em Salvador, que lhe informou que a equipe de topografia estaria com dificuldades em realizar os serviços. Ele conversou com alguns donos de imóveis e disse que vai orientar a equipe a pedir autorização para fazer o levantamento topográfico.

Fotos: Ney Silva/Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Estudantes de Exatas

Representação Feminina

Estudante da Uefs conta os principais desafios na igualdade de gênero em Cursos de Ciências Exatas

Natural do município de Governador Mangabeira, a jovem de 23 anos já idealiza seu futuro acadêmico através do seu curso...

28/03/2024 às 06h37

Pais denunciam obra inacabada na Escola Antônio Carlos Pinto no Papagaio - ft Paulo José - Acorda Cidade

Feira de Santana

Pais reclamam sobre obra inacabada de escola no bairro Papagaio: “Arrumaram de qualquer jeito"

Moradores cobraram uma resposta do poder público municipal, pois as obras no local estão inacabadas e as aulas já retornaram....

27/03/2024 às 22h28

Servidores do Samu não suspenderão as atividades nesta quinta-feira (28); paralisação pode ocorrer na Micareta

Após diálogo com a prefeitura e gestão

Servidores do Samu não suspenderão as atividades nesta quinta-feira (28); paralisação pode ocorrer na Micareta

Deu-se um prazo para que o atendimento à pauta de reivindicação seja definido até o dia 14 de abril.

27/03/2024 às 21h18

apresentação teatro

Feira de Santana

Dia Mundial do Teatro: conheça os projetos que favorecem o desenvolvimento de crianças e jovens em Feira de Santana

Ao todo, seis teatros fazem parte da composição dos espaços no município.

27/03/2024 às 20h10

Feira “Saberes e Sabores” marca o encerramento do Mês da mulher na Uefs

Feira de Santana

Feira “Saberes e Sabores” marca o encerramento do mês da mulher na Uefs

Além da oferta de produtos oriundos da agricultura familiar, o evento também recebeu o apoio da Secretaria Estadual de Políticas...

27/03/2024 às 20h01

Projetos Lacre do Bem

Doação

Campanha Lacre do Bem faz entrega de cadeiras de rodas em Feira de Santana

Desde 2013, a iniciativa tem feito a diferença na vida de muitas pessoas através da acessibilidade, doando cadeiras de rodas....

27/03/2024 às 18h35

image

Rádio acorda cidade