vai para o início: Alt+i vai para o conteúdo: Alt+c vai para o menu: Alt+m vai para o fim: Alt+f Acessibilidade Brasil Acessibilidade Brasil
Dilton Coutinho
@acordacidade no Twitter
Avô faz desafio do balde com bebê de 10 meses e enfurece pai da criança http://t.co/h6FXWw7TPe
Ouvir Programa
segunda, 01 de setembro de 2014
Hora certa:
Editoriais
Colunistas
Links
RSS

Senai abre inscrições para cursos técnicos gratuitos nesta quinta-feira (27)

São 200 vagas gratuitas para os cursos de aprendizagem técnica de nível médio e 274 vagas gratuitas para os cursos de aprendizagem industrial de nível básico

27/10/2011 06:05
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letraDiminuir letra
Ed Santos/Acorda Cidade

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Acorda Cidade

Começam nesta quinta-feira (27) as inscrições para o processo seletivo dos cursos gratuitos de aprendizagem industrial de nível básico e aprendizagem técnica de nível médio, oferecidos pelo SENAI Bahia. As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet (www.exatuspr.com.br), e prosseguem até 06 de novembro, respeitando o limite máximo de dez inscrições por vaga.

Para inscrição nos Cursos gratuitos de Aprendizagem Industrial Básica Clique aqui


Para inscrição nos  Cursos gratuitos de Aprendizagem Industrial Técnica  Clique aqui


Todos os cursos são gratuitos e não taxa de inscrição para o processo seletivo. A prova será realizada no dia 20 de novembro. Em Feira de Santana, estão sendo oferecidas 274 vagas para o curso de aprendizagem industrial de nível básico (CAI Básico) e 200 para os cursos técnicos de nível médio (CAI TEC) (ver tabela dos cursos).


 

Perfil


Para se inscrever no CAI Básico o candidato deve ter idade de 14 a 21 anos no ato da matrícula e ensino fundamental II completo. Para o CAI TEC o candidato deve estar cursando ou ter concluído o ensino médio e idade também entre 14 a 21 anos.


A matrícula do CAI Básico e CAI TEC será realizada no período de 5, 6 e 7 de dezembro. Os candidatos aprovados para os cursos de CAI BAS e CAI TEC não podem estar fazendo nenhum curso gratuito no SENAI/DR/BA, no ato da matrícula. Os cursos na modalidade CAI Básico têm carga horária de 880 horas e CAI TEC tem carga horária que varia de 1.200 a 1.455 horas.

Ana Paula Guimarães - Diretora de Educação do Senai Feira de Santana (Foto: Ed Santos/Acorda Cidade)


As aulas iniciarão em janeiro de 2012. Os alunos aprovados nos cursos de aprendizagem básica poderão ser contratados como aprendizes pelas indústrias.  Os cursos de aprendizagem industrial são oferecidos pelo SENAI, conforme a demanda do setor industrial, para atender à legislação que regulamenta a contratação de aprendizes – a Lei nº 10.097/2000 e o Decreto nº 5.598/2005.


Com exceção de micro e pequenas empresas, todos os estabelecimentos, de qualquer natureza, são obrigados a empregar e matricular nos cursos dos Serviços Nacionais de Aprendizagem um número de aprendizes equivalente a 5% no mínimo e 15% no máximo, dos trabalhadores existentes em cada empresa, cujas funções demandem formação profissional

Em todo o estado, o SENAI-BA oferece 3.148 vagas em 83 turmas de diferentes áreas em 20 municípios baianos. A lista completa, contendo a distribuição de cursos oferecidos por municípios está disponível nos sites www.cursosgratuitossenai.fieb.org.br e www.exatuspr.com.br.

  • Recomendar
É muito importante a sua participação. Envie para nós a sua sugestão de correção.


Envie esta notícia por e-mail.


É muito importante a sua participação. Em breve entraremos em contato.