Energia

Equipamentos para construção de Parque Eólico na Bahia chegam a Salvador

A energia eólica é limpa, sustentável e pode contribuir, ainda, para a diminuição de preços com relação às termoelétricas

23/12/2010 às 14h39, Por [email protected]

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Está aportado no Terminal de Container (Tecon) de Salvador, o lote número um de equipamentos destinados à construção do primeiro Parque Eólico da Bahia, no município de Brotas de Macaúbas. A chegada destas peças marca as primeiras ações de energia eólica (a partir dos ventos) no estado, garantindo a continuidade da nova política energética do governo baiano.

O lote contém, no total, 45 pás (espécie de hélices gigantes) e 25 nacellis (motores) para a construção de aerogeradores. Os equipamentos ficam no terminal até o final de janeiro de 2011, quando serão devidamente transportados para Brotas de Macaúbas.

No total, serão construídos 18 parques eólicos na Bahia, dos quais três serão localizados em Brotas de Macaúbas e os demais espalhados nos municípios de Caetité, Guanambi, Casa Nova, Pindaí, Riacho de Santana, Licínio de Almeida, Morro do Chapéu e Sento Sé. A previsão é de que todos estejam em pleno funcionamento em setembro de 2012.

Energia eólica

A Bahia foi beneficiada com 18 projetos no leilão da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), tendo o Governo do Estado assinado protocolo de intenção com as empresas cadastradas, com a finalidade de conceder incentivos fiscais e apoio logístico. Quando se iniciar a fase de operação, os parques eólicos irão acrescentar 390 MW de energia limpa e renovável à oferta estadual de energia elétrica.

A geração de energia limpa no estado está estimulando a implantação de fábricas de aerogeradores, torres e componentes industriais para a nova indústria da energia produzida pelos ventos. Prova disso é a decisão das empresas internacionais Alstom e Gamesa de implantar, na Bahia, suas primeiras unidades industriais de turbinas eólicas.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade