Eleições 2010

Luiz Bassuma é entrevistado pela Rádio Sociedede de Feira

O candidato a governador da Bahia Luiz Bassuma participou de entrevista, na manhã desta quarta-feira (1º), na Rádio Sociedade de Feira (970 AM - Feira de Santana). O candidato respondeu a perguntas gravadas dos repórteres das rádios que integram a Rede, de jornalistas e dos próprios mediadores.

01/09/2010 às 09h41, Por [email protected]

Compartilhe essa notícia

 Atualizada às 10h43

 Williany Brito

O candidato a governador da Bahia Luiz Bassuma foi o segundo participante da série de entrevistas na Rádio Sociedade de Feira (970 AM – Feira de Santana). Nesta quarta-feira (1º), Bassuma respondeu a perguntas gravadas dos repórteres das rádios que integram a Rede Baiana de Rádio, de jornalistas e dos próprios mediadores.

Bassuma, segundo entrevistado da série de entrevistas, falou com os apresentadores Dilton Coutinho e Jorge Biancchi sobre suas propostas para os diversos setores: saúde, segurança pública, educação, entre outros. O objetivo da RBR é dar oportunidade a todos os candidatos a falar com os eleitores sobre os diversos temas a serem abordados através da equipe da rádio Sociedade, para que os eleitores possam escolher aquele candidato que, com certeza, terá o respaldo popular para melhor representar a Bahia.

A entrevista foi ao ar, simultaneamente, nas rádios Alvorada AM (Cruz das Almas), Andaiá FM (Santo Antônio de Jesus), Caraíba AM (Senhor do Bonfim), Princesa FM (Feira de Santana), Rádio Vale FM (Amargosa) e São Gonçalo AM (São Gonçalo dos Campos). A realização é da Rede Baiana de Rádio (RBR).

 

 

Educação
Segundo Bassuma, a produção em diversos setores aumentou, mas o número de empregos diminuiu devido a automatização das indústrias:

Só existe emprego para quem tem mão de obra altamente qualificada. Esse é o maior problema da Bahia. Temo um indicador muito triste na Bahia: auto índice de analfabetismo funcional, que são pessoas que concluíram o ensino médio, mas que não estão preparadas para aproveitar as oportunidades do mundo moderno. Vamos resgatar a educação de qualidade. Esse é grande desafio do novo governo.

Ele ressaltou sobre a valorização dos professores:

Se a gente não tiver o professor valorizado, nada evolui. Com todo respeito ao trabalho digno do cobradores de ônibus, mas na Bahia um cobrador ganha mais de um professor. Então, aí tem aguma coisa errada. Não com o cobrador, mas com os professores. O professor tem que ser bem remunerado, ter acesso a cultura, teatro, cinema. Tem que estar o tempo todo aumentando seu conhecimento, qualificação. Eles devem ser motivados. 

Copa 2014
O candidato Bassuma falou sobre a Copa de 2014. Segundo ele, para suportar o evento, a Bahia deve fazer vários investimentos:


A Copa do mundo é um dos investimentos mais lucrativos do mundo, hoje. Deve-se realize obras  viárias  e, também, espaços alternativos para a população, que não tem acesso, hoje, ao esporte. Construir vias Olímpia. Um risco muito grande: toda vez que entra investimento e rápido para ser feito, o risco no Brasil e na Bahia sempre é corrupção. Então, esses instrumentos devem ser bem definidos o acompanhamento e fiscalização, porque, senão, possa ser que haja grandes desvios e as obras sejam superfaturadas e não fique nada permanente para o povo.  

Saúde
Na entrevista, o candidato citou o médico Eduardo Leite, que já atuou na diretoria do Hospital Clériston Andrade (HGCA). Falou da coragem dele em denunciar casos de desvios da saúde pública. Segundo ele, teria descoberto casos de corrupção e desvios na unidade hospitalar e alguns funcionários chegaram a ser demitidos, mas logo foram recontratados pelo governo do estado, conforme afirmação do deputado Bassuma.


– Participei de vários congressos na área de saúde, e vi que no Brasil, de cada R$ 10 que circula na saúde pública brasileira R$ 3 são perdidos pela corrupção. A área de saúde, é a que tem mais desvio de dinheiro em todo Brasil, especialmente na Bahia. Doutor Eduardo Leite denunciou, lá trás, esquemas envolvendo corrupção. Enquanto não tapar o ralo da corrupção, nunca vai sobrar dinheiro para o povo. E o povo vai continuar morrendo por falta de exames, de leito.

Bassuma salientou que o médico Eduardo Leite será secretário de saúde, caso saia vitorioso na disputa eleitoral para o governo do Estado.
 

 

Na terça-feira (31), o candidato a governador da Bahia, Geddel Vieira Lima, foi o primeiro entrevistado da Rádio Sociedade. Nesta quinta-feira (2), é a vez de Paulo Souto apresentar suas propostas.  

 

Próximas entrevistas: 

02/ 09 – Paulo Souto;
06/ 09 – Jaques Wagner
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade