Feira de Santana

Vacinação de cães e gatos está mantida na Bahia

Mesmo com as notícias sobre mortes de animais em outros três estados, supostamente causadas por reações adversas à vacina antirrábica, a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) manteve para esta segunda-feira (23) o início da mesma campanha em toda Bahia.

23/08/2010 às 06h50, Por [email protected]

Compartilhe essa notícia

Williany Brito

Mesmo com as notícias sobre mortes de animais em outros três estados, supostamente causadas por reações adversas à vacina antirrábica, a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) manteve para esta segunda-feira (23) o início da mesma campanha em toda Bahia. Cães e gatos da sede e da zona rural de Feira de Santana deverão ser vacinados contra a raiva, durante a realização da campanha “Quem Ama Cuida”, deflagrada pelo Centro Municipal de Controle de Zoonoses.

Em nota, o Ministério da Saúde (MS) disse não haver evidências que justifiquem qualquer interrupção. O número de problemas registrados, garante o MS, é muito baixo. Num total de quase 310 mil animais vacinados, houve comunicação de oito mortes. Segundo a Sesab, a meta é vacinar 1,7 milhão de cães e 361 mil gatos.

A vacinação antirrábica será realizada nos distritos em dois sábados, 28 de agosto e 11 de setembro, enquanto que na sede acontecerá no sábado posterior, 18 de setembro. Equipes volantes estarão circulando os bairros da cidade no período entre 13 a 17 de setembro convocando os donos de cães e gatos a levarem os animais para a vacinação.

Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Janice Estrêla, a quantidade de animais da zona rural é superior da zona urbana, chegando a 90 mil entre cães e gatos. “O período de vacinação acontece primeiro na rural, devido a quantidade de animais. Esse fracionamento é fundamental para que a vacinação seja segura. A raiva é 100% letal, e Feira está com esse vírus há seis anos”, conta a coordenadora.

Desde 2009 não são registrados casos de raiva em cães e gatos na Bahia. A marca, de acordo com a coordenadora do Centro de Zoonoses, Mirza Carvalho, será mantida se a população colaborar, participando efetivamente da campanha.

A expectativa é vacinar 80% da população animal a partir de um mês de idade, independente do estado vacinal. Cães e gatos que já receberam a primeira dose devem tomar o reforço com 30 dias. A campanha vai até 23 de setembro. (Com informações do repórter do programa Acorda Cidade, Ed Santos)

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade