Feira de Santana

Governo da Bahia investe 6 milhões de reais e inaugura maternidade em Feira de Santana

A unidade vai funcionar nos pavimentos 1, 2, 6 e 7 no prédio do HEC.

19/12/2017 às 13h11, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Daniela Cardoso e Ney Silva

Com investimentos de seis milhões de reais, o governador da Bahia, Rui Costa, acompanhado do secretário estadual de Saúde, Fábio Villas-Boas, e assessores, inaugurou na manhã desta terça-feira (19) a maternidade do Hospital Estadual da Criança (HEC). A unidade vai funcionar nos pavimentos 1, 2, 6 e 7 no prédio do HEC.

A maternidade entregue hoje funciona com 104 leitos, que abrange as áreas de obstetrícia, UTI neonatal, UTI adulto e UTI pediátrica, sendo que desse total, 94 leitos são novos, já que 10 leitos de berçários foram transformados em semi-UTI. Com isso, o Hospital Estadual da Criança passará a funcionar com sua capacidade máxima com 254 leitos.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

O governador Rui Costa destacou, durante coletiva de imprensa, que esses leitos são de altíssimo padrão e, segundo ele, não existe maternidade particular em Feira de Santana com o mesmo padrão da que foi inaugurada hoje. “O que temos aqui são equipamentos de última geração. Toda maternidade sairá nos próximos 15 dias do Hospital Clériston Andrade e passará para o HEC”, afirmou Rui Costa.

Custo por ano

O governador destacou que o investimento inicial é de 6 milhões de reais, mas o custo maior é com a manutenção da maternidade, que tem um custo mensal de 2,5 milhões de reais. Ele estima que por ano serão gastos 30 milhões de reais para atender crianças e mães.

Foto: Manu Dias/GovBA

Rui Costa também salientou que a inauguração da maternidade está gerando 500 empregos diretos. “Isso aqui é como se fosse uma indústria, uma fábrica. São 500 novos empregos, que envolvem profissionais médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, entre outros”.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Questionado na coletiva de imprensa sobre a maternidade só atender mulheres de alta complexidade, o governador Rui Costa disse que a baixa complexidade é de responsabilidade do município e que os encargos na área de saúde são sempre divididos entre estado e município, sendo que o estado fica com aquilo que é mais complexo.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

O deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa, Zé Neto, acompanhou a inauguração e comemorou os novos leitos. “Estamos entregando 104 leitos. Com isso o Hospital da Criança fica funcionando com toda a carga. Ele está completo. É uma alegria grande esse momento e ao retirarmos os 27 leitos de maternidade do Clériston Andrade, abriu espaço no Clériston com mais leitos. Daqui até março Feira de Santana recebe 179 leitos com essa inauguração de hoje. Temos que comemorar esse hospital”, afirmou.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

HGCA

Durante a entrevista coletiva, o governador falou ainda sobre a construção de um novo hospital em Feira de Santana. Segundo ele, o governo do estado está fazendo vários investimentos na área de saúde em Feira de Santana e disse que o projeto para a cidade é que o Clériston ganhe um anexo, se assemelhando ao conceito do que foi feito com o HGE2, em Salvador.

“Temos um financiamento com o Banco Mundial e já disse várias vezes que solicitei autorização do banco para utilizar esse recurso e o banco me disse que vai analisar depois que tivermos licitado e iniciado todas as obras que ali constam do empréstimo original. A policlínica é um dos investimentos do empréstimo e estamos acelerando. Devemos até o mês de janeiro fazer tudo do contrato original e pedir ao banco para fazer a construção dessa unidade de saúde”, afirmou.

O governador disse que não pode desprezar uma unidade como o Clériston Andrade, que segundo ele, com as reformas vai ganhando uma estrutura de um hospital moderno com equipamentos sofisticados. “Não somos um estado milionário e rico pra colocar aquele hospital no chão. Fico orgulhoso em ser o governo que mais investe em saúde pública no Brasil”, afirmou.

Leia também: Governo desiste de construir novo hospital geral em Feira de Santana

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade