Feira de Santana

Procuradoria do Estado expande ações no interior

Nesta manhã foi empossado, em Feira de Santana, o procurador Ricardo José Costa Villaça no cargo de procurador do interior.

13/12/2017 às 12h07, Por Brenda Filho

Compartilhe essa notícia

Ney Silva e Orisa Gomes

A Procuradoria Geral do Estado da Bahia está expandindo suas ações, com criação de núcleos regionais. Na manhã desta quarta-feira (13) foi empossado, em Feira de Santana, o procurador Ricardo José Costa Villaça no cargo de procurador do interior. A solenidade, que aconteceu na sede da procuradoria, na Avenida Presidente Dutra, contou com a participação de autoridades do Poder Judiciário, Ministério Público, convidados, procuradores e servidores lotados nos núcleos regionais de Barreiras, Ilhéus, Vitória da Conquista, Juazeiro e Teixeira de Freitas.

O procurador Ricardo Villaça foi empossado pela procuradora geral adjunta Luciane Rosa Croda, e ele explicou a finalidade da Procuradoria do Interior (Proin). “É justamente tentar criar um mecanismo de coordenação centralizada desses núcleos, como já foi no passado, e de uma forma melhorada. A experiência de você ter regionais coordenadas a partir do gabinete ou de Salvador não se mostrou a mais eficiente e a ideia de se ter uma Proin é maximizar rotinas, entendimentos e tentar padronizar muito do que é feito hoje no interior com os meios que temos hoje”, afirmou Villaça.

Já a procuradora geral adjunta, Luciane Croda, ao destacar a criação dos núcleos explicou que o objetivo é acompanhar o crescimento econômico dessas regiões e o movimento busca reconhecer a importância do interior e descentralizar a advocacia pública. Salientou ainda que um papel também importante desempenhado pela procuradoria é fazer a consultoria do assessoramento do estado, para que o estado evite cometer alguns equívocos e, com isso, diminua a litigiosidade, o que ela considera um desafio monumental.

Luciane Croda informou que o estado só possui 220 procuradores, sendo que a previsão do órgão é chegar a 300. Acrescentou que existe um concurso vigente e o Governo do Estado já está chamando novos procuradores.  

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade