Acorda Cidade | Dilton Coutinho | Portal de notícias de Feira de Santana - Bahia

22º 34º Feira de Santana
20 de novembro de 2017

Notícias

Esportes

Empregos

Lazer

Especial

Todas as notícias Feira de Santana

Passe livre: mais de 100 pessoas procuraram Defensoria Pública para garantir direitos

13/09/2017 17h19
A ação foi movida pelos defensores públicos Fábio Pereira e Paloma Rebouças.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Passe livre: mais de 100 pessoas procuraram Defensoria Pública para garantir direitos
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Ney Silva e Rachel Pinto

Conforme ja noticiado pelo Acorda Cidade, uma medida liminar da vara da Fazenda Pública concedida a Defensoria Pública em Feira de Santana garante às pessoas carentes que estejam com limitação física ou em tratamento ortopédico o passe livre no transporte coletivo em Feira de Santana.

A ação foi movida pelos denfensores públicos Fábio Pereira e Paloma Rebouças. Segundo a defensora, a ação foi ingressada desde o ano de 2016 e somente agora está conseguindo o alcance às pessoas com limitação física de locomoção e em tratamento ortopédico. Ela salientou que nos próximos dias o município deverá ser intimado a cumprir o mandado. 

“Nós fomos procurados por mais de cem pessoas com essa situação. Muitas das quais já possuíam o passe livre e precisavam que ele fosse renovado. Pessoas que foram até a Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e o pedido de renovação foi indeferido. Diante dessa procura nós ajuizamos em meados de 2016 a ação civil pública para garantir para as pessoas o direito ao passe livre”, declarou.

A promotora informou ainda que no ano passado houve cinco ações civis públicas para garantir o passe livre para categorias diferentes de pessoas. Indivíduos com anemia falciforme, HIV, em tratamento oncológico e com deficiência mental. Paloma observou que em nenhuma das ações ocorreram recursos e foi estipulado na decisão judicial uma multa diária de 500 reais. No entanto, as ações têm sido cumpridas pelo município.

Sobre o requerimento do passe livre às pessoas carentes que estejam com limitação física ou em tratamento ortopédico, após a intimação do município, as pessoas devem ir até à SMTT, levar a documentação pessoal e fazer o requerimento. Caso haja algum problema, devem procurar a Defensoria Pública.           

Leia também: Liminar garante passe livre para passageiros com deficiência ou em tratamento ortopédico

É muito importante a sua participação. Envie para nós a sua sugestão de correção.



É muito importante a sua participação. Em breve entraremos em contato.



Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.

Veja também

PodCast

Cartas para o Papai Noel dos Correios podem ser entregues até o dia 30 de novembro

mais podcast ›

Videos

Reforma trabalhista: Entenda as novas regras e formas de contratação