Feira de Santana

Feira de saúde e cidadania beneficia pessoas em situação de rua na praça da Kalilândia

O ex-morador de rua Renildo, também conhecido como Reni, e que está em recuperação contra o vício das drogas, foi um dos participantes do evento.

18/08/2017 às 15h33, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

A manhã desta sexta-feira (18) na praça do bairro Kalilândia, em Feira de Santana, foi marcada pela solidariedade. Atividades culturais e diversos serviços como aferição de pressão, corte de cabelo, atendimentos médicos, vacinação e orientação jurídica foram ofertados à comunidade carente, como especial nas que fazem da rua o seu lar. A feira de saúde e cidadania do programa Corra pro Abraço é uma iniciativa da Secretaria de Justiça do Estado da Bahia, e vem sendo realizada no município há cerca de seis meses, por meio da Associação Cristã Nacional (ACN).

O ex-morador de rua Renildo, também conhecido como Reni, e que está em recuperação contra o vício das drogas, foi um dos participantes do evento. Em entrevista ao Acorda Cidade, ele relatou as dificuldades enfrentadas durante os 15 anos em que morou na rua e também a separação da família por causa da dependência química.

“Eu rompi com minha família por causa da dependência química e não podia mais ficar próximo dela porque traria riscos para ela. Eu vivia dormindo na frente das lojas, por cima do papelão, correndo atrás de mais substâncias pra usar, e em locais como pontes e viadutos. Fiquei 15 anos na rua, não tinha mais coragem de retornar para a família porque estava envergonhado. A droga não me deixava ver a família, me afastava, e por isso eu vivia nas ruas”, contou Reni.

Para ele, o mais difícil foi reconquistar o respeito e a família ter entendimento sobre o problema que passou. “Hoje a maior dificuldade é que a família não sabe lidar com o dependente químico. Ainda não voltei para casa, mas estou neste momento reconstruindo o contato, e falo com a minha mãe. Eu determinei na minha vida que como eu mesmo me prejudiquei, quero reconstruir da minha forma o meu caminhar”, desabafou.

E acrescentou: “Quero me reerguer, ainda sem a minha família, porque eu a prejudiquei muito. Hoje não uso mais. Estou completando três anos sem nenhuma substância e nenhuma recaída”, comemorou.

Movimento social

De acordo com Matheus Barros, a ação foi articulada com todos os equipamentos públicos do município que trabalham com a população de rua, e nasceu em referência ao dia 19 de agosto, escolhido como o Dia Nacional de Luta da População de Rua em memória às vítimas do massacre da Sé, em São Paulo.

“Esse é um dia emblemático para a população de rua porque aconteceu este fato trágico e desse dia em diante essa população se organizou como movimento social e também acordou para diversas instâncias estatais para ajudar a colaborar com as pessoas que estão em situação de rua”, afirmou Matheus Barros.
Segundo o supervisor técnico, as equipes do programa trabalham efetivamente na rua, com a perspectiva de redução de danos e criação de vínculos. “Todos os dias estamos nas praças e fizemos um mapeamento de onde eles mais se concentram, levando cuidados, serviços, e conectando essas pessoas com os serviços já ofertados pelo município”.

Fragilidade

O supervisor do programa Corra pro Abraço revela que a população de rua se caracteriza pela fragilidade dos vínculos familiares, pela dificuldade de acesso aos serviços de saúde, educação e Justiça e também pelo uso de psicoativos, o que afeta não só a saúde pública, mas também o Sistema Único de Assistência Social (Suas).

“Feira de Santana, por ser entroncamento rodoviário, recebe muitas pessoas de fora. Então há um número enorme de pessoas que passam por aqui e tem também aqueles que ficam, em um número de 300 a 400 pessoas em situação de rua. O conceito de situação não é só a pessoa que dorme na rua, mas também aquela que passa a maior parte do dia seja trabalhando ou não, na rua. A sociedade civil vem se organizando pra tentar colaborar com o poder público para melhorar a vida dessas pessoas”, informou.

Equipamentos presentes na cidade, como o Consultório na Rua, a Casa de Passagem, o Creas Pop, o Qual é o meu lugar, são alguns dos serviços fomentados pelo município em parceria com o estado.

As informações e fotos do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade