Variedades

Dicas para um bom gerenciamento de resíduos na empresa

Ouvimos muito sobre a importância da sustentabilidade na construção civil, mas ser uma empresa mais sustentável também pode trazer grandes benefícios para a empresa tanto na parte social quanto econômica.

18/07/2017 às 14h18, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Faz parte de um novo conceito que as empresas tenham uma preocupação com meio ambiente e adotem um sistema de gestão ambiental eficiente. Devido o aumento da população e a produção em diversas indústrias, o meio ambiente sofre com a poluição e as empresas precisam assumir o seu papel na sociedade.

Pensando nisso, o governo estipulou a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/10), que acaba responsabilizando empresas públicas e privadas pela produção dos seus próprios resíduos industriais. Dessa forma, é fundamental que as organizações de qualquer indústria tenha um plano de gerenciamento de resíduos sólidos adequado ao seu perfil.

Ouvimos muito sobre a importância da sustentabilidade na construção civil, mas ser uma empresa mais sustentável também pode trazer grandes benefícios para a empresa tanto na parte social quanto econômica. Confira abaixo algumas medidas simples para para manter a empresa de acordo com a lei, proteger o meio ambiente e garantir uma economia para o seu negócio.

Conheça os tipo de resíduos que a empresa produz – Conhecer desde a matéria-prima até a produção dos resíduos é importante para entender as etapas de produção. Assim é possível elaborar estratégias para gerenciar melhor cada resíduo gerado.

O software VG Resíduos pode ajudar muito nessa etapa de gerenciamento de resíduos, pois através da sua tecnologia é possível otimizar e visualizar todas as etapas de produção, além de contribuir para estratégias mais eficazes de gerenciamento de resíduos. O software pode ser usado por empresas de qualquer porte. É a tecnologia em prol da sustentabilidade.

Envolva os funcionários – A participação dos funcionários é muito importante para a traçar o perfil de empresa sustentável. Desenvolva programas para conscientização e faça os colaboradores participarem com ideias e discussões sobre todo o gerenciamento de resíduos industriais.

Pequenas práticas no dia a dia – É possível incluir pequenas ações sustentáveis no dia a dia da empresa. Principalmente para escritório a dica é trocar as lâmpadas convencionais por lâmpadas econômicas. Além de consumir menos energia, elas são produzidas por materiais que agridem menos o meio ambiente e tem uma durabilidade menor. Durante o dia, se possível, opte por iluminar o escritório com a energia solar deixando as janelas abertas.

Outra forma de economizar no dia a dia é incentivar o uso de papéis para rascunhos e/ou a sua utilização quase zero. Hoje a tecnologia permite a comunicação entre e-mails, apps para smartphones, tablets, entre outros dispositivos que estão no dia a dia das empresas e muitas já apresentaram os papéis em muitas etapas.

Incentive a separação do que é reciclável. Aposte nas latas de lixo coloridas que servem justamente para separar os materiais recicláveis, mas é importante saber o que fazer com eles após a coleta.

Escolhas parceiros sustentáveis – Procure desenvolver parcerias com empresas de reciclagem, entre outras que tenham ações sustentáveis. Assim é possível ter um destino melhor e mais eficiente para os resíduos industriais da sua empresa. Alguns resíduos como cobre, ferro, alumínio, entre outros podem ser vendidos para outras empresas de reciclagem.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade