Variedades

Economize espaço no seu loft ou kitnet

Com as dicas a seguir, você pode deixar sua kitnet ou seu loft muito mais acolhedor, com aquela sensação de "lar, doce lar".

13/06/2017 às 08h55, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Ter um espaço só seu nas grandes cidades é uma opção cada vez mais relacionada com metragens reduzidas. E não é de causar espanto. Com a população crescente nos centros urbanos, talvez a tendência de todos os lugares do mundo seja virar um pouco Hong Kong, na China, com kitnets e lofts bem pequenos.

A diferença entre nós e os chineses? Possivelmente, eles têm mais dinheiro para investir naqueles incríveis móveis modulares. Devido há anos vivendo em espaços pequenos, criou-se uma arquitetura e um design de interiores especialmente voltados a esses espaços.

Mas não há necessidade de se sentir em uma caixa de sapatos. Se há uma coisa que todo brasileiro tem de sobra é a criatividade. Com as dicas a seguir, você pode deixar sua kitnet ou seu loft muito mais acolhedor, com aquela sensação de "lar, doce lar".

1. Espelhos e móveis vazados

Espalhar espelhos pela casa de forma planejada é uma ótima estratégia para aumentar a sensação de amplitude e dar um alívio para a visão – que se beneficia com a claridade e com mais pontos de escape em um ambiente pequeno. Os móveis vazados não têm todo esse poder, mas optar por eles evita que você coloque uma "parede" a mais ou obstáculos no meio do seu lar. Assim, a sensação é de mais fluidez entre os ambientes.

2. Prateleiras por todos os lados

As prateleiras devem ter sido criadas por alguém que vivia em um espaço pequeno, já que elas se adaptam perfeitamente às necessidades desse tipo de lar. Seja em cima da mesa de trabalho, perto da TV ou da janela, qualquer região da parede serve para incluir prateleiras de vários tamanhos para organizar a sua vida.

3. Baús e móveis "ocos"

Sabe aqueles bancos ocos por dentro ou as camas box que funcionam feito um baú de grandes proporções? Conte com eles para guardar muitas das suas coisas. Os itens não ocupam espaço, são funcionais e serão decisivos para deixar tudo em ordem. Aproveite qualquer pequeno espaço para incluir também algumas caixas organizadoras.

4. Cores claras

Sem dúvida, esse é um ponto de consenso entre arquitetos e designers de interiores: a aposta nas cores claras para "abrir" o ambiente. Aquelas de mais destaque, como vermelho, devem entrar em móveis, detalhes da decoração e outros itens. A sensação de tranquilidade e bem-estar dos tons claros deixará o espaço mais aconchegante para o dia a dia.

5. Divisórias bem planejadas

Assim como nas outras dicas, investir na criatividade é sempre a melhor pedida para as divisórias. Uma estante vazada que possa girar tanto para a sala de estar quanto para o quarto ou uma bela cortina garante privacidade e, ao mesmo tempo, um ambiente cheio de possibilidades. Nesse caso, continue com as cores claras para não criar aquela sensação indesejada de uma parede extra no meio do ambiente.
Seguindo essas dicas, você terá uma outra visão sobre os espaços pequenos – de caixas de sapato a ambientes aconchegantes.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade