Variedades

Confira as inovações pelas quais a geladeira já passou desde quando foi criada

O eletrodoméstico é um dos mais populares entre os consumidores e já passou por várias transformações tecnológicas.

17/05/2017 às 10h45, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Os eletrodomésticos foram diretamente impactados pelo avanço de novas tecnologias. Esses equipamentos, tão úteis no desempenho de atividades domésticas, passaram por diversas transformações e se modernizaram com o decorrer dos anos. É o caso da geladeira, que mantém a temperatura dos alimentos, garantindo com que eles fiquem conservados.

O inventor da geladeira como conhecemos hoje foi John Gorrie, na época um médico conceituado que passou grande parte da vida empenhado em melhorar a condição de pessoas doentes, sobretudo dos marinheiros que sofriam de febre amarela. Ele colocava gelo em bacias suspensas no teto para tornar mais agradável o ar que seus pacientes respiravam.

Em meados de 1850, Gorrie desenvolveu um sistema de refrigeração, no qual uma máquina a vapor movia um pistão dentro de um cilindro com água salgada, que congela a temperaturas mais baixas do que a água em seu estado puro. Com isso, o cientista norte-americano foi o primeiro a fazer um produto comercialmente viável para essa finalidade. A geladeira atual segue os mesmos preceitos desenvolvidos por Gorrie, com a diferença de que, desde o surgimento da eletricidade, a máquina a vapor foi substituída por motores elétricos.

Em 1894, o cervejeiro Gabriel Sedlmayr, dono da Spaetenbrau, de Munique, pediu ao amigo Carl von Linde que construísse uma máquina refrigeradora para fabricar cervejas durante o ano inteiro, e não só no inverno. Linde atendeu à solicitação do amigo e aperfeiçoou a invenção de Gorrie, trocando o vapor de água por amônia.

A notícia do primeiro refrigerador doméstico data de 1913. O equipamento foi produzido por Fred W. Wolf Junior e ganhou o nome de Domelre (Domestic Electric Refrigerator). O produto não teve grande sucesso comercial, diferentemente do que ocorreu com a empresa Kelvinator em 1916. Os refrigeradores da companhia resfriavam com a utilização de uma bomba de calor de fase alternada.

As geladeiras continuaram se aperfeiçoando ao longo do tempo. Em 1925, um trio que antes funcionava separadamente passou a trabalhar em conjunto: motor, compressor e condensador. Em 1927 foi lançado o Monitor-Top, modelo da General Electric. O refrigerador teve um sucesso mundial muito grande, com mais de 1 milhão de unidades produzidas.

As geladeiras e os eletrodomésticos passaram a se modernizar cada vez mais, com sistemas inteligentes e o surgimento de novas tecnologias. Hoje é possível encontrar refrigeradores com diversos recursos, como acesso à internet, gerenciador de tarefas, tela touchscreen e até modelos que acompanham aplicativos que incluem programa nutricional e incentivam a alimentação saudável.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade