Variedades

Sutiã Eva identifica sinais de câncer de mama

Protótipo de sutiã que consegue detectar sinais de câncer de mama é desenvolvido por estudantes mexicanos

12/05/2017 às 08h43, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Embora ainda em fase de testes, um estudante mexicano conseguiu criar um sutiã que é capaz de detectar sinais de câncer de mama em pouco tempo. Conforme pesquisas, esse sutiã consegue entregar o resultado em até 90 minutos. Julian Rios Cantu, junto de mais três amigos, conseguiu uma arrecadação para iniciar os testes em um protótipo de sutiã Eva.

Esse protótipo levou os estudantes a ganharem o primeiro internacional voltada a universitários empreendedores, o prêmio do Global Student Entrepreneur Awards. Para conseguir criar o protótipo, Higia Tchnologies, a empresa dos universitários, levantou US$ 20 mil em arrecadação.

Como funciona esse sutiã Eva

Os tumores malignos conseguem fazer com que a temperatura da pele aumente. Isso ocorre porque há um aumento de fluxo de sangue em torno do tumor. Então, os estudantes colocaram biossensores no sutiã Eva e estes têm a função de medir a temperatura periodicamente, ficando registradas no aplicativo do celular da mulher que estiver usando.

Se os sensores registrarem mudanças na temperatura, irá fazer o alerta no aplicativo. O tempo de medição ocorre de 60 a 90 minutos.

O sutiã Eva funciona mesmo?

Especialistas ainda não testaram a real eficácia do sutiã Eva, por isso a sua eficácia ainda não foi divulgada. Eles ainda alertam para o fato de que o aumento do fluxo sanguíneo em determinada região do corpo, não pode ser considerado um indicativo 100% eficaz de um possível tumor.

Ainda ressalvam que os tumores possuem um sistema anormal de vasos sanguíneos, mas só com estudos poderão afirmar ou não a eficácia do novo sutiã que detecta sinais de câncer de mama.

Como tudo começou

Julian informou que teve a ideia de colocar dentro do sutiã os sensores de temperatura, pois os seios da mulher sempre ficam na mesma posição, o que facilita a medição. Mas como ele teve essa ideia em meio a tantas outras experiências que poderia testar?

A história de Julian quase teve um final triste, já que sua mãe foi diagnosticada com câncer de mama quando ele tinha apenas 13 anos. O diagnóstico foi tardio e ela precisou remover os dois seios. Com isso, o jovem passou a pesquisar sobre o assunto e como eram realizados esses diagnósticos.

A partir de várias pesquisas, ele teve a ideia do sutiã Eva e logo registrou a sua patente. Com a ajuda de seus amigos, conseguiram criar a empresa Higia Tchnologies e tem a esperança de poder vender o sutiã em menos de dois anos.

Para os especialistas, tudo isso soa muito positivo e para a ciência ter jovens que buscam ideias para colaborar com um diagnóstico precoce é sempre muito bom. Porém, é fato que testes rigorosos devem ser feitos, já que isso garantirá ou não benefícios às pacientes.

Número de câncer de mama aumenta no Brasil

Conforme pesquisas, somente no Brasil o número de mulheres com câncer de mama tem um aumento de, em média, 2% anualmente. Isso corresponde a cerca de 57 mil casos novos da doença, conforme dados do INCA. Com essa crescente nos casos, como as mulheres são atendidas?

Para as que usam a rede pública de saúde, a paciente com câncer de mama enfrenta filas para consultas, exames e, inclusive, tratamento. Porém, para as que possuem convênio médico, não é tão diferente, uma vez que precisam esperar a autorização dos planos de saúde. Além disso, há a espera pelos remédios oncológicos, onde muitas precisam recorrer à justiça, uma vez que é um direito, conforme lei.

Por: Andréia Silveira, colaboradora do site Plano de Saúde.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade