Acorda Cidade | Dilton Coutinho | Portal de notícias de Feira de Santana - Bahia

19º 30º Feira de Santana
18 de outubro de 2017

Notícias

Esportes

Empregos

Lazer

Especial

Todas as notícias Economia

Diferenças entre a cotação do dólar turismo e dólar comercial

12/04/2017 17h46
Entenda como o dólar é utilizado em outros países e quais os valores certos para cada finalidade
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Diferenças entre a cotação do dólar turismo e dólar comercial
Foto: Reprodução

Acorda Cidade

Certamente, ao assistir um telejornal você deve ter ouvido expressões como: “o dólar comercial fechou hoje valendo” e “o dólar turismo fechou a cotação do dia no valor de”. Mas o que isso significa exatamente? Por que o dólar turismo é mais caro que o comercial?

A cotação do dólar comercial é utilizada em transações internacionais de grandes empresas que trabalham com importação e exportação de matérias-primas e produtos, e além disto em operações financeiras internacionais, tai como empréstimos externos, financiamentos internacionais e investimentos estrangeiros. Empresas e bancos negociam essa taxa objetivando fechar suas posições no comércio exterior e em remessas de capitais.

Muitas vezes, porém, a cotação do dólar comercial pode variar quando é feita a comparação entre duas ou mais fontes. Isso acontece porque as negociações são feitas durante o período do horário do mercado comercial junto aos clientes finais, onde cada instituição financeira tem sua posição, e a esta negociação no mercado interbancário com clientes finais.

A definição do valor do dólar comercial é dada pelo mercado, porém o Banco Central consegue intervir, seja vendendo ou comprando moeda, para evitar que haja uma valorização ou desvalorização muito acentuada.

Durante o dia, ocorrem variações nas cotações das principais moedas e quem quer ter acesso ao dado oficial atualizado obtém tal informação por meio da Ptax, que nada mais é do que um boletim de informe diário com as médias de taxa cambial das principais divisas negociadas, sendo o último boletim, Fechamento PTAX disposto as 13h30.

Já quem deseja estar sempre por dentro das melhores taxas de câmbio turismo das principais moedas do mundo, pode acompanhar diariamente através do site de comparação de cotações Cambiar.

A emissão de passagens aéreas no exterior, os débitos que são feitos no cartão de crédito ou qualquer outro tipo de transação relacionada ao turismo internacional têm como base o dólar comercial, porém, alguns agentes usam o dólar turismo para converter o valor da moeda norte-americana para o real.

Valores para compra e venda do dólar turismo

Para comprar dólar, o preço que você paga pela transação é sempre mais que o valor que o mercado paga para quem quer vender o que tem. Há essa diferença nos valores praticados, pois estão embutidos custos do intermediário e também a margem de lucro cobrada. Essa operação recebe o nome de spread.

Por isso a recomendação é: ao vender, procure sempre as maiores taxas que estão sendo praticadas no mercado e, para comprar, o ideal é fazer exatamente o contrário.

Conheça alguns países que aceitam dólar como moeda oficial

Apesar de ser mais conhecida como a moeda norte-americana, o dólar é o dinheiro oficial também nas Ilhas Virgens Britânicas, destino de muitos famosos que vão ao país para mergulhar, velejar, praticar os mais diversos esportes radicais e nadar em piscinas naturais. Uma vantagem de passar as férias nas Ilhas Virgens Britânicas, é que não é preciso tirar visto.

O Equador já teve como dinheiro oficial o peso, franco e o sucre, porém devido à forte crise político-econômica que assolou a nação, o dólar passou a ser a moeda usada para todas as transações financeiras realizadas no país. Apesar das cédulas do dólar serem usadas em praticamente todo mundo, os equatorianos têm os seus centavos próprios e essa unidade monetária não é aceita em nenhum outro lugar, por isso, gaste tudo antes de voltar para casa.

Turks e Caicos fazem parte do Reino Unido e oferecem águas claras aos seus visitantes. Apesar disso, a unidade monetária é o dólar americano e para ficar ainda mais atrativo aos turistas, a nação não cobra imposto sobre as compras, pois o governo entende que se implantar a taxa, poderá ter prejuízos tendo em vista que a economia do país se baseia no consumo.

Seja qual for a cotação, o mundo todo se relaciona comercialmente em torno do dólar

Até mesmo na Europa, onde o euro é a moeda oficial, o dólar turismo é amplamente aceito na maioria dos países. Isso ressalta a força da moeda e é uma razão para que, quem faz muitas viagens internacionais, esteja sempre atento ao mercado e avalie boas oportunidades para comprar o dólar quando sua cotação estiver boa.

Leia também: Saques do FGTS podem ajudar retomada do comércio, aponta federação

É muito importante a sua participação. Envie para nós a sua sugestão de correção.



É muito importante a sua participação. Em breve entraremos em contato.



Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.

Veja também

PodCast

1º lugar – Categoria de 11 a 14 anos

mais podcast ›

Videos

Ao vivo: CCJ discute parecer pela inadmissibilidade de denúncia contra Temer