Polícia

Deam registra aumento no número de estupros em Feira de Santana

A delegada Maria Clecia Vasconcelos, titular da Deam, afirma que com o plantão, é possível ter uma nova realidade.

30/03/2017 às 06h32, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Daniela Cardoso

Com o funcionamento dos plantões da Delegacia Especializada ao Atendimento da Mulher (Deam), aumentou o número de registro de estupros ocorridos em Feira de Santana. Do dia 1º de janeiro até o dia 29 de março, foram registrados 12 estupros. Em 2016, foram registrados 55 estupros durante todo o ano. A delegada Maria Clécia Vasconcelos, titular da Deam, afirma que com o plantão, é possível ter uma nova realidade.

Foto: Aldo Matos/Acorda Cidade

“As mulheres estão procurando mais os serviços. Antes dos plantões era diferente, pois as mulheres iam ao plantão central e essa denúncia não era contabilizada. Na verdade essa procura era com frequência menor, já que as mulheres preferiam vir na segunda-feira ou nos horários de funcionamento da Deam”, afirmou.

A delegada informou que a maioria dos estupros ocorre em ambiente doméstico ou quem pratica são pessoas reincidentes, de modo que está dentro do que estatisticamente a polícia já trabalhava. Ela destacou o aumento do número de estupros no ambiente doméstico.

“O número maior dos estupros nesse primeiro trimestre ocorreu em ambiente doméstico, então o agressor é o marido, é o companheiro. Muitas vezes, a mulher já está separada e ocorrendo esse ato sexual ela necessita da profilaxia para evitar DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) e tudo mais”, destacou.

Bairros

Os bairros com registro de estupros são Conceição (6), Aviário (3), Santa Mônica (2) e Tomba (1). Segundo Maria Clécia, nesses bairros havia dois indivíduos que já foram identificados e segregados, contudo, um terceiro, que já foi identificado, ainda não foi preso.

Queixas registradas

O número total de queixas registradas neste primeiro semestre chegou a 916 ocorrências, sendo que em todo o ano passado, o número foi de 2.656. A delegada Maria Clécia afirmou que esse número tende a aumentar.

“Sempre no período pós-micareta esse número cresce e isso só mostra que a sociedade estava correta quando pleiteava esse plantão. É um trabalho incessante. O plantão, durante 24h, tem grande procura e realmente, como a estatística mostra, é um plantão bem movimentado”, afirmou.

Nesse primeiro trimestre foram realizadas pela Deam 50 prisões em flagrante e foram solicitadas 141 medidas protetivas.

As informações são do repórter Aldo Matos do Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade