Educação

Secretaria da Educação do Estado mobiliza estudantes para a eleição de líderes de classe

A mobilização nas unidades escolares envolve reuniões e seminários internos para a troca de experiências e discussão do trabalho das lideranças nas dimensões administrativas, pedagógica e relacional.

24/03/2017 às 15h15, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Os estudantes da rede estadual de ensino estarão mobilizados a partir de segunda-feira (27), até o dia 30, para o processo de eleição geral de líderes de classe. O pleito irá acontecer de 10 a 13 de abril, em todas as escolas da capital e do interior. A expectativa é que, neste ano letivo, 35 mil líderes e vice-líderes de classe sejam eleitos. A iniciativa é da Secretaria da Educação do Estado, baseada no programa Educar para Transformar, visando promover o empoderamento juvenil e envolver os alunos nas ações realizadas nos colégios da rede, de modo que possam contribuir para a gestão democrática e participativa das escolas.

A mobilização nas unidades escolares envolve reuniões e seminários internos para a troca de experiências e discussão do trabalho das lideranças nas dimensões administrativas, pedagógica e relacional. Para isto, os estudantes contam com o apoio dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE) para a construção do Plano de Ação e das metas para a escola, cujo período para a sua elaboração será de 31/3 a 4/4. (Veja, abaixo, cronograma completo das atividades).


 

A Coordenadora de Ensino Médio da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Tereza Farias, destaca que a participação dos estudantes nesse processo potencializa a dimensão política e cidadã da formação dos estudantes, levando em consideração que a eleição é uma grande iniciativa para as escolas pensarem sobre autonomia e empoderamento juvenil. “As eleições aumentam a participação dos estudantes na vida escolar e o trabalho realizado em parceria com a gestão impulsiona melhorias na comunidade escolar no que se refere, por exemplo, a ambiência entre os diversos sujeitos que compõem a escola, bem como hábitos de estudos e a estrutura física”, avalia.

Competências – Os estudantes eleitos nas funções líder e vice-líder de classe serão os interlocutores da turma junto à comunidade escolar, articulando e propondo melhorias para a unidade de ensino. Dentre as competências dos líderes, estão: representar o interesse coletivo, identificando as necessidades da classe; elaborar um Plano de Ação relativo à melhoria do processo de ensino e aprendizagem e estimular o bom relacionamento da classe, por meio de diálogo.

CRONOGRAMA – Eleição de líderes de classe
27 a 30/3 – Mobilização dos estudantes nas escolas através de reuniões e seminários.
31/3 a 4/4 – Construção do Plano de Ação.
5/ a 7/4 – Campanha dos estudantes/candidatos.
10 a 13/4 – Período da eleição, sendo que cada unidade escolar definirá o dia para realizar o pleito.
17 a 20/4 – Lançamento dos dados dos líderes e vice-líderes de classe eleitos no sistema do Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br).

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade