Bahia

Governador inaugura obra que amplia oferta de água na região de Santo Estevão e distritos de Feira de Santana

A obra vai beneficiar mais de 115 mil pessoas e faz parte do Programa Água para Todos do governo do estado.

17/03/2017 às 10h41, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

Com R$ 28,4 milhões de investimento, foi inaugurada pelo governador Rui Costa, na manhã desta sexta-feira (17), a Estação de Tratamento de Água da Embasa, em Santo Estevão, e a ampliação do Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA). A obra vai beneficiar mais de 115 mil pessoas dos municípios de Santo Estevão, Anguera, Ipecaetá e Serra Preta e faz parte do Programa Água para Todos do governo do estado.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

O diretor de operações do interior da Embasa, Ubiratan Cardoso, explicou que a obra amplia a estação de tratamento de água de 120 litros por segundo para 240 litros por segundo. De acordo com ele, foi feita a ampliação das adutoras que trazem água bruta do Paraguassu até a estação, e ampliado o bombeamento para os sistemas integrados que são compostos por Serra Preta, Anguera, Ipecaetá e distritos de Feira de Santana, como Bonfim de Feira e Jaguara.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Existia a estação de tratamento de água (ETA) que tratava 130 litros, mas que era uma vazão que não atendia essa área do sistema e atendia de forma precária. Com a ampliação da estação e das unidades de bombeio, que são as bombas que empurram a água de um local para outro através das adutoras, a gente vai poder atender uma oferta maior de água. A ETA tinha capacidade para 120 litros e passou para 240. Dobramos a capacidade de tratamento dessa estação, bem como trocamos as bombas para melhorar o abastecimento desse sistema integrado”, declarou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Abastecimento na zona rural de Feira de Santana

Ubiratan Cardoso observou também que a obra vai atender aos distritos de Bonfim de Feira e Jaguara e atender melhor as comunidades rurais no abastecimento de água. Sobre a região do distrito de Maria Quitéria, onde a população tem lamentado muito a escassez de água, o diretor de operações afirmou que será iniciada a partir de abril uma nova obra de abastecimento para atender a região.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“O outro lado da região do distrito de Maria Quitéria e Pé de Serra. Estamos iniciando agora em abril uma obra que duplica. Vamos duplicar a adutora, fazendo mais uma adutora paralela de 400 milimetros. Começando agora em abril com essa obra, a gente melhora o atendimento para aquele lado de lá. O cronograma dela é de seis meses. Até seis meses a gente vai concluir e resolvemos essa questão do abastecimento”, acrescentou.

Adutora na região do Tomba

Além da ampliação do abastecimento na região do distrito de Maria Quitéria, segundo Ubiratan Cardoso, o governo vai iniciar outra grande obra de abastecimento estimada em 300 milhões de investimento.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Vamos fazer uma maior de 1.400 milímetros e duplicação da estação de tratamento de água em Conceição da Feira. Já fizemos o reservatório da região norte, que foi inaugurado no Campo limpo, estamos fazendo a região leste, que está em obra e vai atender a região da Artêmia Pires. Nessa obra de 300 milhões, nós vamos fazer um reservatório grande no Tomba, duplicação dessa adutora, bem como a duplicação da estação de tratamento. Com esse conjunto de intervenções em Feira de Santana a gente equaciona todo o abastecimento de Feira, dos municípios que compõem o integrado, que são Conceição da Feira, São Gonçalo, Santanópolis, Tanquinho e Feira de Santana, bem como os distritos. Esse é o plano de investimento da Embasa e do governo do estado”, concluiu.

O governador Rui Costa comemorou a inauguração das obras e prometeu anunciar em breve novos investimentos para outras cidades. "No máximo, em 60 dias, nós vamos estar de volta para inaugurar outro investimento tão importante quanto esse, que é o tratamento de esgoto da cidade de Santo Estevão, de R$ 19 milhões. A prefeitura concluiu a obra e entregou à Embasa, está em fase de testes. Aproveitei também a oportunidade para anunciar a licitação da estrada de Santo Estevão e Ipacaetá. E nesta data vamos anunciar o edital para a gente iniciar esta obra. Nós estamos atendendo a todas as regiões em vários trechos de estradas e aguardando que a economia melhore, para a arrecadação do estado também melhorar e a gente chegar a 100% das estradas que precisam de recuperação", afirmou.

Com informações e fotos do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade