Saúde

Evento aberto ao público marca o Dia Mundial do Sono no Boulevard Shopping

Em entrevista ao Acorda Cidade, na manhã desta quinta-feira (16), a especialista Carolina Grinfeld falou sobre quais consequências um sono ruim pode trazer para o paciente.

16/03/2017 às 15h27, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

O Hospital Otorrinos em parceria com diversos profissionais da Liga Baiana do Sono irá comemorar nesta sexta-feira (17) o Dia Mundial do Sono, com diversas ações para o público, no Boulevard Shopping. Durante o evento, que ocorre das 10h às 22h, serão abordados temas como insônia, sono da criança, adolescente e idoso, sonambulismo, ronco, apneia do sono e a síndrome de pernas inquietas.

A otorrinolaringologista, especialista em Medicina do Sono, do Hospital Otorrinos, Carolina Grinfeld, informou que o objetivo da ação no Boulevard tem por objetivo mostrar que os problemas nessa área são tratáveis.

Em entrevista ao Acorda Cidade, na manhã desta quinta-feira (16), Grinfeld explicou que muitos distúrbios acontecem à noite acarretando vários problemas durante o dia para as pessoas e falou sobre quais consequências um sono ruim pode trazer para o paciente. Confira a entrevista na íntegra:

Acorda Cidade – O que é a polissonografia e para que serve?

Carolina Grinfeld – A polissonografia é um exame muito importante porque é com ele que se pode descobrir qual o distúrbio do sono que o paciente tem para tratar da forma correta. Existem vários distúrbios do sono, inclusive alguns que não são identificados na polissonografia, como a insônia, que é muito comum hoje em dia com o excesso de informação que temos, a vida corrida que leva, o uso do celular à noite e as redes sociais. A insônia é um distúrbio muito prevalente na nossa população, mas os principais ainda são o ronco e a apneia do sono.

AC – Porque acontece o ronco?

Carolina Grinfeld – O ronco é uma constrição que acontece na via aérea superior. Existe um caminho por onde o ar da respiração passa e faz a estrutura vibrar o som, que é o ronco. Ele é um sinalizador que existe alguma obstrução na via aérea e é dessa forma que a gente trata, corrigindo essa obstrução.

AC – O que é a apneia do sono?

Carolina Grinfeld – A apneia são paradas respiratórias que acontecem à noite com duração de mais de 10 segundos e trazem muito dano para o paciente. Têm pacientes com apneias prolongadas.

AC – Quais os danos que a apneia pode trazer?

Carolina Grinfeld – Aumenta a chance do paciente ter pressão alta, infarto, morte por sufocamento. Além disso, 20% dos acidentes automobilísticos acontecem porque o paciente cochila ao volante. Também causa diminuição da memória, irritabilidade, cirrose não alcoólica. São diversas consequências.

AC – Qual é a quantidade ideal de horas para se dormir?

Carolina Grinfeld – Isso altera muito com a idade e cada organismo é de um jeito. Então você pode ter quatro horas e meia de sono e estar super disposto no dia seguinte, estar descansado. Existem pessoas que são curto dormidores e têm uma necessidade de horas de sono menor e aqueles que são longo dormidores, que 12 horas de sono será o suficiente pra ele. Cada organismo é de um jeito, e as pessoas têm que parar de se cobrar. Você tem que dormir o suficiente para o organismo acordar bem no dia seguinte, pois não adianta dormir 12 horas e ter uma qualidade de sono ruim.

AC – Existe problema para quem dorme muito?

Carolina Grinfeld – Existem várias doenças que podem ocasionar isso. Ele pode ser um longo dormidor e existe uma doença chamada narcolepsia, que é genética e o paciente tem um excesso de sono. Existe também uma doença chamada sonolência excessiva diurna idiopática, que pode ser provocada por alterações na tireóide, várias alterações hormonais, então são diversas as causas da pessoa que dormem muito.

AC – E quanto àqueles que dormem pouco?

Carolina Grinfeld – Você pode dormir pouco porque o seu organismo não tem essa necessidade de dormir muito. As pessoas que dormem pouco geralmente são as que mais produzem.

AC – Quando a pessoa saliva em excesso à noite tem algum problema?

Carolina Grinfeld – Isso pode acontecer por conta de uma obstrução nasal. Há pacientes que respiram mal pelo nariz. Isso se acentua à noite e ele pode ‘babar’.

AC – O ato de falar enquanto dorme requer tratamento?

Carolina Grinfeld – Falar durante a noite é o que a gente chama de sonilóquio. É uma patologia benigna, que na maioria das vezes não requer tratamento. Existe também o sonambulismo. Isso é normal até mais ou menos por volta dos 13 anos, e após esse período, se persistir, deve ser investigado. O que o paciente tem que ter cuidado em relação ao sonambulismo é que ele abre portas, anda, então há riscos e tem que ter as medidas protetivas,como telas de proteção nas janelas e não deixar materiais cortantes por perto.

AC – Atividades físicas à noite provocam insônia?

Carolina Grinfeld – Depende do organismo. Cada caso é um caso. Existem pacientes que só de tirarem a cafeína a insônia desaparece. Nada melhor do que você se conhecer. Outra coisa que é muito comum hoje em dia é o uso de termogênicos e isso acelera o metabolismo. Não existe coisa pior para o sono.

AC – Pessoas que sonham demais dormem bem?

Carolina Grinfeld – Sonhar é bom. O pesadelo e o sonho acontecem quando atingimos o sono REM, que é o sono profundo. O sono REM que é reparador, que a gente memoriza o que aprendeu durante o dia, que produz o hormônio do crescimento. É um sono que a gente precisa.

A Medicina do Sono e a Odontologia

A odontóloga Eliane Martins, que também é especialista do assunto, e vai participar amanhã do evento em comemoração ao Dia Mundial do Sono, explicou como é a atuação da Odontologia para tratar os problemas relacionados ao sono.

AC – Como a Odontologia entrou nessa área?

Eliane Martins – A Medicina do Sono já vem caminhando há mais tempo, e a Odontologia se mostra ajudante nesse processo. Nós temos certas limitações, pois não existe autonomia da Odontologia para oferecer aparelhos e o paciente, às vezes, com a facilidade da internet, compra aparelhos orais pré-fabricados, que não têm resultado científico. A Odontologia atua lado a lado à Medicina e pode contribuir através da polisonografia, que é o exame padrão ouro.

AC – Quais problemas relacionados ao sono o dentista pode tratar?

Eliane Martins – Primeiro o paciente precisa procurar o médico do sono, fazer os exames necessários, e nesse exame pode-se observar o bruxismo do sono. E a odontologia se engaja nesse ponto, com aparelhos móveis para o tratamento do ronco e a apneia do sono. O médico diagnostica e envia, se necessário, para o dentista. O bruxismo, por exemplo, é preciso identificar as causas. O stress da vida moderna é um grande causador disso e existem aparelhos e placas para tratar. Mas se, além disso, o paciente tiver ronco e apneia de leve a moderada, o próprio aparelho do ronco já faz a proteção dos dentes tratando também o bruxismo.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade