Economia

Dicas para economizar com o ar-condicionado e não levar um susto na conta de luz

O Selo Procel foi a maneira mais prática que o governo brasileiro encontrou para dizer aos consumidores quais produtos são mais econômicos.

17/02/2017 às 10h23, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O ar-condicionado já se tornou presente no cotidiano de grande parte dos brasileiros. O equipamento alivia o calor dos dias de verão em casas, apartamentos, escritórios e estabelecimentos comerciais, deixando o ambiente muito mais agradável.

Entretanto, todo esse conforto pode trazer consigo uma adversidade: o aumento considerável no valor da conta de luz. Será que é possível desfrutar de ambientes climatizados sem se assustar com a conta de energia elétrica no final do mês?

Selo Procel de Economia de Energia

O Selo Procel foi a maneira mais prática que o governo brasileiro encontrou para dizer aos consumidores quais produtos são mais econômicos quando o assunto é a quantidade de energia elétrica consumida.

Por isso, é interessante verificar o selo do ar-condicionado antes de se decidir pela compra do aparelho. Além da economia, essa marcação também classifica a eficiência de eletrodomésticos e eletrônicos.

Tecnologia inverter

Atualmente, muitas das grandes marcas de eletrodomésticos investem em maneiras de tornar seus produtos mais econômicos e oferecer novas vantagens aos seus consumidores. No caso do ar-condicionado, uma das maiores novidades nesse quesito é a tecnologia inverter.

Esse tipo de equipamento visa a eficiência energética, ajustando o trabalho do compressor de acordo com as necessidades do ambiente.

Um exemplo é o ar-condicionado Samsung Smart Inverter, modelo lançado pela marca coreana com o objetivo de oferecer economia de até 60% de energia em comparação com outros modelos de Split. Aliado a isso, desenvolveu-se também um design moderno e compacto para não ocupar muito espaço em casas, apartamentos ou escritórios.

Limpeza e manutenção

Outra dica importante é manter o ar-condicionado sempre limpo e com a manutenção em dia. Os filtros precisam ser limpos periodicamente para evitar o acúmulo de poeira, bem como bactérias e ácaros.

Deixar os filtros sujos prejudica a circulação adequada do ar e força o aparelho a trabalhar mais, aumentando os gastos com energia elétrica.

Evite a entrada de calor no ambiente

Para manter um cômodo com a temperatura ideal, é preciso deixar portas e janelas fechadas. Dessa forma, pode-se impedir que o ar quente externo entre e o aparelho tenha que trabalhar em dobro para diminuir a temperatura.

Outra dica útil é evitar o calor do sol utilizando persianas e cortinas apropriadas, além de desligar o aparelho sempre que se ausentar do ambiente por períodos prolongados.

Instalação no local adequado

O local onde o ar-condicionado é instalado pode contribuir diretamente para a economia de energia. A parte externa do equipamento deve estar localizada em locais onde a luz solar não chegue de maneira direta para não fazer o aparelho trabalhar mais do que o necessário. O local também deve ter boa circulação de ar.

A unidade interna do aparelho deve ser instalada de modo que o ar possa circular da melhor maneira possível pelo ambiente. Locais altos são sempre os mais indicados. Evite a proximidade com móveis, cortinas ou itens de decoração.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade