Culinária

Vinhos e queijos: saiba como harmonizar

Ter o conhecimento certo para isso é a certeza de que o aperitivo será agradado da maneira correta e o sabor de cada um bem aproveitado na combinação.

16/02/2017 às 09h19, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Talvez a combinação mais perfeita entre os alimentos, o queijo e o vinho são aqueles produtos que parecem ter sido feitos um para o outro. Se observarmos a história, veremos que eles são produzidos há muitos anos e consumidos lado a lado em todas as culturas. Essa é a demonstração de que combinam muito bem entre si e que trazem uma sensação degustativa muito interessante para o paladar.

O grande segredo de quem quer apresentá-los aos seus convidados é saber harmonizá-los, proporcionando a quem vai consumir não somente qualidade, mas também equilíbrio – de forma que os sabores sejam bem apreciados e tenham as notas certas.

Ter o conhecimento certo para isso é a certeza de que o aperitivo será agradado da maneira correta e o sabor de cada um bem aproveitado na combinação.

A harmonização dos queijos com os vinhos

De uma forma geral, é importante lembrar que cada queijo e cada tipo de vinho, mesmo que tenham o tipo igual, podem variar de sabor dependendo de quem os produziu. Além disso, é importante considerar o gosto de cada um.

Para ajudar você, separamos algumas dicas práticas para harmonizações perfeitas:

● Vinho Cabernet Sauvignon: de uma forma bem geral, é a salvação das harmonizações. Isso porque ele é excelente para harmonizar com qualquer tipo de queijo pela forma como é produzido e pelo aroma equilibrado. Como é bem balanceado, com notas diferenciadas de acordo com a produção, deve sempre figurar em meio às festas e aos encontros.

● Vinho branco leve: possui um sabor frutado e com acidez elevada. É ideal para servir com queijos frescos e frescos curados, trazendo o equilíbrio da acidez de ambos.

● Espumante: é perfeito para servir com os queijos brancos moles. Isso porque acontece um enfrentamento do sal (nestes queijos, é moderado), isto é, a efervescência do vinho equilibra o sal e o sabor de quem está degustando.

● Vinho tinto leve e frutado: Pinot Noir e Dolcetto se equilibram com os queijos semimoles, criando um pano de fundo para aqueles que são queijos brancos aromáticos.

● Vinho tinto encorpado italiano e francês: harmoniza-se muito bem com os queijos duros, com sabores complexos e fortes. Com a acidez atenuada com o tempo, o vinho evita a disputa por conta dos taninos. O sal presente também não pode ser considerado, pois a quantidade não consegue criar um conflito.

● Vinho tinto suave: ideal para equilibrar com os queijos azuis, que têm sabor mais salgado. A ideia é escolher um Cabernet Sauvignon com sabor adocicado para criar a harmonia necessária e desfrutar da combinação com as particularidades deste queijo, como os seus traços caramelados.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade