Comportamento

Festejando dentro de casa: como a economia afetou o comportamento dos viajantes

Passageiros que antes garantiam suas passagens aéreas para os Estados Unidos, por exemplo, hoje trocaram a rota para algo mais próximo às suas cidades de residência.

15/02/2017 às 08h57, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Com a crise econômica afetando a realidade de muitas pessoas, algumas atividades consideradas supérfluas acabam sendo deixadas de lado e economizar passa a ser a palavra de ordem. O ato de viajar, por exemplo, é um dos hábitos que se encontram em declínio, ainda mais quando o destino desejado fica fora do território nacional.

Em uma época festiva como o Carnaval, cerca de 21% dos brasileiros decidiram ficar no país. Ainda pensando nos que tiveram a chance de investir em passagens aéreas para uma viagem para o exterior, os destinos mais procurados foram Buenos Aires, capital da Argentina, e Punta del Este, uma das mais importantes cidades do Uruguai.

Por outro lado, a maioria que planejou passar o Carnaval no Brasil está com planos de se deslocar até Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador.

Economia desfavorável

O atual cenário econômico, que desfavorece a compra de passagens para o turismo internacional, reflete planejamentos que não puderam ser concretizados em 2016, ano em que o número de pacotes de viagens para fora do Brasil teve queda significativa diante de 2015.

Com isso, múltiplas datas festivas são negativamente impactadas, como o Carnaval, por exemplo. Diante dessa realidade, os brasileiros acabaram direcionando seus esforços para aquisição de passagens aéreas que os levassem para rotas internas.

O retrato das empresas aéreas

Órgãos responsáveis por monitorar o setor em questão afirmam que o incentivo praticado por empresas aéreas visa reverter os números que até então mostravam baixas vendas de passagens de avião. Algumas tarifas apontam para táticas agressivas no intuito de evitar perda de mercado, mesmo diante da desaceleração da economia e do desinteresse dos brasileiros por realizar viagens ao exterior.

O que ainda é possível afirmar é que a expectativa por preços mais em conta faz com que os viajantes acabem segurando a compra na intenção de conseguir valores promocionais mais atraentes para feriados. E a compra que costumava ser planejada e feita com antecedência vem sendo deixada para cada vez mais tarde.

Ruim para os gringos

Com brasileiros cada vez mais evitando comprar passagens aéreas para fora do país, os comerciantes de países que esperavam recebê-los para a temporada de compras ficam na mão. Em vez disso, o que o cidadão local faz é ir atrás de pacotes que lhe permitam usufruir o que o próprio país tem de melhor a oferecer.
Em 2016, essa realidade já estampava as estatísticas. Fazendo-se uma comparação nas chamadas “altas temporadas”, é perceptível o aumento na busca por destinos nacionais no lugar dos internacionais.

Passageiros que antes garantiam suas passagens aéreas para os Estados Unidos, por exemplo, hoje trocaram a rota para algo mais próximo às suas cidades de residência.

Destinos nacionais famosos

Salvador já é conhecida por suas festas com trios elétricos que atraem não somente brasileiros, mas também estrangeiros que compram suas passagens aéreas com bastante antecedência. O mesmo se aplica ao Rio de Janeiro, com suas tradicionais festas de rua, e a São Paulo, que assiste à ascendência de seus blocos cada vez mais populares.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade