Feira de Santana

Secretaria Municipal de Saúde cria locais específicos para distribuir vacinas BCG

Apesar da redução no repasse das vacinas, a secretaria tem feito um esforço para evitar que a comunidade seja prejudicada e assim criou dias e locais específicos para a vacinação.

12/01/2017 às 17h03, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

A vacina BCG que combate a tuberculose e que tem como alvo principal a imunização de crianças recém-nascidas teve o seu repasse reduzido drasticamente pelo Governo Federal. Em Feira de Santana, a redução foi muito significativa e segundo a coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Kátia Ferraz, o município que antes recebia cerca de 2 mil doses no mês de janeiro, até o momento só recebeu 200 doses.

Ela disse que apesar da redução no repasse das vacinas, a secretaria tem feito um esforço para evitar que a comunidade seja prejudicada e assim criou dias e locais específicos para a vacinação.

“Todas as medidas foram tomadas para a gente não perder doses e aproveitar o máximo possível as vacinas que o município recebeu. Quem tem direito a receber essa vacina são os recém-nascidos. Preferencialmente essa vacina tem que ser feita nas primeiras 12 horas de vida, podendo ser feita até com 30 dias. Também são vacinados os comunicantes de hanseníase, ou seja, pessoas que convivem com pessoas que têm hanseníase. Elas passam por uma triagem e um acolhimento para avaliarmos a necessidade”, afirmou.

Confira abaixo os dias da semana em que as vacinas BGC estarão disponíveis nas unidades de saúde.

Unidade de Saúde do Bairro Rua Nova – Terça-feira e quinta-feira
Unidade de Saúde do Bairro Caseb I – Quarta-feira e sexta-feira
Unidade de Saúde do Bairro Baraúnas – Terça-feira e quinta-feira
Unidade de Saúde do Cassa – Segunda-feira e quarta-feira
Unidade de Saúde do Bairro Serraria Brasil – Quinta-feira
Unidade de Saúde do Bairro Mangabeira – Segunda-feira e sexta-feira

Kátia Ferraz falou ainda sobre o repasse da vacina contra febre amarela que também tem chegado em quantidade reduzida ao município de Feira de Santana.

De acordo com ela, as vacinas são repassadas pelo Ministério da Saúde, para o estado e em seguida para o município.

“A gente recebeu um quantitativo melhor de vacinas da febre amarela. Hoje a gente recebe aproximadamente 4 mil doses por mês, sendo que antes recebíamos cerca de 8 mil doses”, acrescentou.

A coordenadora do Programa de Imunização detalhou que a orientação do Ministério da Saúde é que sejam vacinadas contra a febre amarela pessoas que vão viajar para áreas endêmicas, de matas silvestres, pessoas que ainda não foram vacinadas ou têm mais de dez anos que tomaram a vacina.

 Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.


 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade