Educação

Crianças fazem juramento à bandeira e dizem não às drogas

O Proerd é desenvolvido pela Polícia Militar para os alunos do quinto ano e durante dez meses são aplicadas lições sobre cidadania.

09/12/2016 às 10h34, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

Cerca de 450 estudantes da rede pública participaram na tarde de quinta-feira (8) da Formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) da 64 Companhia Independente de Polícia Militar (64º CIPM). A solenidade aconteceu na praça da Kalilândia, em Feira de Santana, e contou com a presença de policiais, formandos, professores e pais de alunos das escolas.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade 

O major Lúcio, comandande de 64º CIPM, destacou a importância do programa e, segundo ele, a iniciativa busca estimular as crianças a dizer não às drogas e à violência. O major explicou que o Proerd é desenvolvido pela Polícia Militar para os alunos do quinto ano e durante dez meses são aplicadas lições sobre o assunto.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade 

“A iniciativa conta com a presença de um policial na sala de aula durante dez semanas em dez lições. No primeiro momento a gente fortifica e enaltece a figura da criança e traduz para ela o que seriam as drogas. É interessante. Porque realmente a partir dessa faixa etária as crianças se deparam com várias situações da sociedade e momentos em que a droga e a violência podem estar presentes. As crianças passam pelo programa, que é um investimento muito mais eficaz do que quando se investe propriamente em segurança. Faz com que as drogas não cheguem até elas e convivam em paz”, ressaltou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

As 450 crianças estiveram reunidas na praça da Kalilândia e fizeram o juramento para que se mantenham longe das drogas. Além da 64º CIPM, as demais companhias de polícia de Feira de Santana também trabalham com o Proerd.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade 

O major Lúcio acrescentou ainda que ao final do curso, os alunos escrevem uma redação contando as suas experiências e as melhores redações são premiadas. Na tarde de ontem, os melhores textos foram premiados com oito bicicletas. Ele disse que o objetivo é estimular cada vez mais a adesão das crianças ao programa e inclusive o objetivo é que no próximo ano possam ser contempladas além das escolas municipais e estaduais, também algumas escolas particulares.

O sargento Angelo Márcio, que é instrutor do Proerd, explicou que as lições do programa tratam sobre o combate às drogas e trabalham questões de cidadania e participação social.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade 

Ele revelou que é possível perceber diversos avanços desde a mudança de comportamento até o empenho e a integração e participação dos alunos nas lições.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade 

“Trabalho com o Proerd há dois anos e também com o Programa de Ronda Escolar. Percebemos muitas mudanças. Nas discussões sobre bullying por exemplo vemos mudanças de comportamento que se refletem diretamente na sala de aula. São muitos avanços e a recompensa vem junto com a satisfação e o empenho dos alunos ao assistirem as aulas do Proerd”, finalizou.

Participaram da solenidade do Proerd o coronel Adelmário Xavier, o deputado estadual José Neto e o prefeito José Ronaldo de Carvalho.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade