Educação

Vai fazer Enem neste fim de semana? Confira algumas dicas para a redação

O professor de um cursinho pré-vestibular em Feira, Joaquim Bispo, dá dicas valiosas para que o aluno não seja surpreendido com o tema.

02/12/2016 às 13h27, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Danillo Freitas

A segunda aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 será realizada amanhã (3) e domingo (4) para 277.624 inscritos em todo país. Na Bahia, o exame será realizado em 31 municípios. Feira de Santana é a cidade do estado que possui mais inscritos: são 5.212, de acordo com dados divulgados pelo Inep.

O professor de um cursinho pré-vestibular em Feira, Joaquim Bispo, dá dicas valiosas para que o aluno não seja surpreendido. Bispo acertou o tema do Enem da primeira prova aplicada nos dias 5 e 6 de novembro.

Para fazer a redação, muito temida por diversos alunos, Joaquim deu dicas importantes para organizar as ideias. “Na introdução, aborda-se o tópico frasal, ou seja, do que se trata e no segundo período da introdução, o posicionamento do candidato frente ao assunto “tese” proposto aonde irá logo à frente opinar sobre o tema. No desenvolvimento, o candidato, ao dissertar, deve expressar sua opinião, logo, sua defesa por meio de uma sustentação chamada de argumento por meio de provas, exemplos, dados ou estatísticos”.

Outra dúvida relacionada à redação é se é necessário o título. Bispo diz que “assim como nas outras edições da prova, o edital do Enem 2016 não traz nenhum trecho específico sobre o assunto, o que já nos levaria a entender que o título é facultativo na prova textual”.

Ele aconselha como o candidato deve iniciar o exame. “Leia toda a prova, depois reflita acerca do tema, após isso, vá parar o rascunho e comece a construir o desenvolvimento e não a introdução, pois a introdução conterá elementos já citados no desenvolvimento, após o término do rascunho, não transponha logo para a folha oficial, pois, durante a execução da prova objetiva, haverá ali, mais ou menos 30% de informações úteis para implementar o seu texto dissertativo argumentativo. Daí reserve 40 minutos para transpor o seu rascunho para a folha oficial elaborando a introdução por utilizar tópicos frasais do desenvolvimento”.

Outro dica é ficar atento aos noticiários, de acordo com o professor, pois “os temas discursivos são meramente atuais. Se faz necessário o candidato não ser somente um leitor, mas sim, um letrado, aquele que tem uma posição crítica frente a tudo que ler”. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade