Música

Crianças, adolescentes e jovens do Núcleo Antônio Gasparini apresentam o concerto Cirandas Brasileiras

A entrada é gratuita e acontece no bairro George Américo, em Feira de Santana.

28/11/2016 às 17h26, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Nesta segunda-feira, às 18h, as crianças, adolescentese jovens,que integram as formações musicais do Núcleo Antônio Gasparini,realizam o concerto Cirandas Brasileiras. A apresentação tem entrada gratuita e será na Base Comunitária do bairro George Américo, em Feira de Santana. Este Núcleo do programa Neojiba conta com o patrocínio da Vivo e do Governo do Estado da Bahia, através do programa FazCultura, e com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Feira de Santana.

O concerto terá a participação do Coral George Américo, do Grupo de Flautas do Cras Rua Nova e do Grupo de Cordas da Orquestra Juvenil de Feira de Santana. As formações musicais celebram o aniversário da chegada do programa Pacto pela Vida no bairro George Améri-co.“Este é um momento de grande importância para o Núcleo Antônio Gasparini. É uma iniciativa que fortalece a nossa parceria com toda a comunidade local.Com este concerto, encerramos com muita motivação um ano de atividades nos bairros Rua Nova e George Américo,já cheios de expectativas para 2017”, declara Caroline Abreu, coordenadora do Núcleo Antônio Gasparini, em Feira de Santana.

Para o secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Geraldo Reis, “a celebração do primeiro ano de atividades do Neojiba em áreas de Base Comunitária de Segurança de Feira de Santana é muito simbólica para o Governo da Bahia, que trabalha para expandir o programa no interior do Estado, com atenção especial às comunidades mais vulneráveis”, diz. “O Núcleo Antônio Gasparini é um exemplo de como a articulação de diver-sos atores sociais torna possível à realização de um sonho”.

De acordo com Caroline Abreu, antes da chegada da Base Comunitária, oGeorge Américo era considerado um dos bairros mais perigosos de Feira de Santana. “Para o NEOJIBA, comemorar o aniversário da Base Comunitária representa um momento de muita alegria. Nós somos muito gratos a eles por apoiarem nossas atividades, divulgando e viabilizando as necessidades estruturais do nosso Núcleo desde a nossa chegada em 2015, no bairro George Américo”, ressalta a coordenadora.

Repertório

O concerto Cirandas Brasieiras apresenta peças do folclore brasileiro e de compositores con-sagrados como Villa-Lobos. “Escolhemos canções cujas letras levem as crianças a refletir sobre valores como a amizade”, explica Claudia Santos, preparadora vocal do NEOJIBA que atua também no município de Feira de Santana. Ela relata como foi o processo de preparação para esta última apresentação do ano: “realizamos aquecimentos vocais e jogos musicais com os grupos para desenvolver elementos musicais – como a percepção, a afinação eo ouvido harmônico – e outros elementos extramusicais – como a colaboração, a coletividade e o respeito”.
Segundo Claudia, é perceptível a mudança vocal e comportamental dos integrantes. “Podemos observar como as crianças e adolescentes começam a valorizar o grupo e a si mesmos, a partir de pequenos gestos e diálogosque surgem nas discussões que abrimos sobre poemas, canções e outras situações cotidianas vividas durante as aulas. Aos poucos, eles compreendem a importância do cuidado com a voz, a diversidade do repertório musicale começam a exercitar valores como o respeito, a amizade e a união. Considero que o trabalho está rendendo bons frutos e tenho esperança de que eles se tornem ainda melhores”, aposta.

Sobre o Núcleo Antônio Gasparini

Criado em Julho de 2014, é o resultado da parceria entre o Instituto Antônio Gasparini (IAG) e o programa Neojiba. Atende cerca de 150 crianças, adolescentes e jovens, de 06 a 29 anos, nos bairros Rua Nova, Cidade Nova e George Américo, no município de Feira de Santana. Entre os destaques do Núcleo estão a Orquestra Juvenil de Feira de Santana e a qualificação de jovens monitores para atuarem como multiplicadores, através do projeto NEOJIBA nos Bairros, com o objetivo de promover a integração e o desenvolvimento social através da música. O Núcleo Antônio Gasparini conta com o patrocínio da Vivo e do Governo do Estado da Bahia, através do programa FazCultura, e tem o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Feira de Santana.

Serviço
Concerto Cirandas Brasileiras
Formações Musicais do Núcleo Antônio Gasparini
Quando: 28 de novembro de 2016
Horário:18h
Onde: Base Comunitária de Segurança George Américo
Endereço:Rua Aeroclube – Conjunto George Américo, bairro Campo Limpo, Feira de Santana
Entrada Gratuita

Programa
Parte 1
Coral de Crianças do Bairro George Américo
Música Medley de Cirandas
Duas Cirandas (Quodlibet) | Folclore
Ciranda da Rosa Vermelha | Alceu Valença (Arranjo: Junior Marques)
Lia | Giberto Gil e Caetano Veloso
Ciranda da mãe Nina | Alceu Valença
Cirandeiro | Edu Lobo/Capinan
Ciranda | Folclore (Estrelas)
Capiba| Minha Ciranda (Ciranda do cancioneiro pernambucano)

Grupo de Flautas do George Américo
Carrinho Anda de Ré | Ângela Marcênio, Haryany Lima, Robson Medeiros, RoinalvaFernandes
Doce Melodia|Joedson Cezar (1994)

Grupo de Flautas do CRAS Rua Nova
Asa Branca | Luiz Gonzaga
Aquarela | Vinicius de Moraes e Toquinho
Além do Arco Iris | Harold Arlen
Atirei o pau no gato (Folclore brasileiro)
O meu Boi Morreu (Folclore brasileiro)
Eu só quero um Xodó | Dominguinhos

Parte 2
Grupo de Cordas da Orquestra Juvenil de Feira de Santana.
Serenata para Cordas |NormannLeyden

Parte 3
Coral George Américo e Grupo de Cordas da Orquestra Juvenil de Feira de Santana.
O Trenzinho do Caipira| Heitor Villa-Lobos e Ferreira Gullar (Arranjo: Marcos Rangel)
A Amizade| Flávio Santos/Valdecir Lima (Arranjo: Joedson Cesar)
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade