Feira de Santana

Bombeiro morre afogado durante resgate no Rio Jacuípe

O fato aconteceu por volta das 15h45 deste sábado no bairro Três Riachos.

23/01/2016 às 18h16, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Andrea Trindade

Atualizada às 22:57

Um bombeiro militar do 2º GBM morreu afogado neste sábado (23) durante trabalho de resgate no Rio Jacuipe, em Feira de Santana. O fato aconteceu por volta das 15h45, no bairro Três Riachos.

O soldado Eduardo Santos Gois, 32 anos, ainda foi socorrido por prepostos que o acompanhavam e recebeu os primeiros atendimentos, mas não resistiu e morreu antes da aeronave do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer) chegar  ao local.O corpo foi encaminhado pelo Graer para o Departamento de Polícia Técnica de Feira (DPT). 

Segundo informações de amigos, ele estava de folga e trabalhando no setor administrativo, mas como é especialista em resgate foi chamado para socorrer moradores que estavam ilhados e jogou a corda no rio para resgatá-los. Quando estava atravessando, a correnteza o jogou sobre uma pedra e houve o acidente.

Eduardo dava aulas de resgate e primeiros socorros no Corpo de Bombeiros e estava concluindo o curso de Direito. Inclusive ele apresentou ontem o trabalho de monografia.

Entenda o caso

Eduardo já tinha conseguido resgatar duas pessoas, mas foi arrastado ao tentar chegar à terceira vítima. As pessoas ilhadas foram resgatadas posteriormente sem ferimentos. O Corpo de Bombeiros informou que o procedimento foi realizado corretamente, porém na segunda tentativa a corda prendeu numa rocha por conta da força da água e mesmo depois de cortada a corda continuou prendendo o bombeiro.

“O BM que estava preso ficou atrás de uma pedra e ainda estava sinalizando que estava bem, depois a água começou a cobri-lo e não conseguiu soltar o mosquetão. A equipe em terra cortou a corda e mesmo assim ele ficou preso. Depois outro soldado num ato heroico com o colete salva-vidas lançou-se no rio sob forte correnteza e chegou na pedra onde estava o companheiro. Mergulhando, encontrou a corda tocando em sua perna e localizou o BM Eduardo coberto pela água. Liberou o mosquetão e conseguiu levá-lo para a ilhota. Depois foi iniciado o protocolo de RCP até a nossa chegada com a aeronave”, informou o subtenente Ricardo Cruz.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade