Bahia

Salvador: nova orla da Ribeira pronta para inauguração na sexta (18)

solenidade de inauguração, a população da Ribeira recebe também uma nova e moderna área para estacionamento de bicicletas, seguindo o mesmo modelo da inaugurada em outubro no Farol da Barra.

16/12/2015 às 17h14, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A inauguração da nova orla da Ribeira, que acontece na próxima sexta-feira (18), a partir das 17h, vai acontecer em clima de festa em palco montado Praça Dodô e Osmar. A primeira atração será o grupo de samba CBX. Logo em seguida, a festa vai continuar ao som do chorinho da banda Amigos da Madragoa, da Ribeira.

Para finalizar, a cantora Margareth Menezes, que desenvolve projetos sociais e artísticos sem fins lucrativos ao lado da Associação Fábrica de Cultura, entidade referência na Cidade Baixa, mostrará ao público todo o seu axé em um belo show gratuito. Toda a parte festiva do evento de inauguração está sendo organizado pela Empresa Salvador Turismo (Saltur).

Restando poucos detalhes para ser entregue à população, a nova orla da Ribeira foi totalmente requalificada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil (Sindec). Os quatro trechos reformados no bairro somam 1.600 metros de extensão, contando com novos equipamentos como academia de ginástica, praças e uma pista semiprofissional para a prática de skate, além de área reservada às bikes. No total, as quatro etapas da intervenção custaram R$ 9,6 milhões da Prefeitura.


 

As intervenções mais recentes ocorreram no trecho entre o final da Praça da Divina e a Ladeira do Custódio, nas imediações do Colégio Costa e Silva. Toda a extensão da orla recebeu pavimentação intertravada, rede de esgoto, passeios com cerca de 3,5 metros de diâmetro e elementos de paisagismo. Até o momento, a Prefeitura já entregou, completamente requalificadas, as orlas de Piatã, Itapuã, Jardim de Alah, São Tomé de Paripe, Tubarão, Boca do Rio e o primeiro trecho da Barra.

Seguindo os passos da requalificação dos demais trechos de orla entregues pela Prefeitura, a reforma no bairro da Península Itapagipana teve toda a fiação de energia elétrica e telefonia realocada para o subsolo. Além disso, toda a faixa restaurada passou a contar com mobiliário urbano, ciclovia e áreas verdes.

Estação Bike – Na solenidade de inauguração, a população da Ribeira recebe também uma nova e moderna área para estacionamento de bicicletas, seguindo o mesmo modelo da inaugurada em outubro no Farol da Barra. Com 40 vagas, o estacionamento vai oferecer um serviço de qualidade e total segurança aos seus usuários. Segunda a ser implantada na cidade, sua localização será estratégica quem anda de bike na região. Ela ficará entre o Terminal Marítimo da Ribeira e o fim de linha dos ônibus. O bicicletário vai contar ainda com cinco bicicletas “azulzinhas” que serão disponibilizadas para empréstimo.

Totalmente gratuito, o espaço contará ainda com funcionários responsáveis pelo atendimento e manuseio das bikes. Conceito pioneiro no Brasil, com gavetas de dois andares, o bicicletário vai funcionar em um módulo de contêiner marítimo. O serviço será oferecido sete dias por semana, das 6h às 0h, gratuitamente. Para o cadastro, será necessária apresentação de documento com foto, número do CPF e estar com a bicicleta presente para registro. É possível cada usuário guardar até três veículos simultaneamente. O equipamento é desenvolvido e operado pela Compartibike, empresa especializada em soluções sustentáveis de mobilidade urbana e atua no mercado desde 2010. 

Fotos: Agecom

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade