Feira de Santana

Ministério das Cidades pedirá suspensão dos recursos para obra do BRT

De acordo com o secretário, vários representantes da sociedade e parlamentares estaduais e federais estiveram em seu gabinete, com diversos questionamentos sobre a implantação do BRT.

16/09/2015 às 10h05, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

O secretário de Transportes e Mobilidade Urbana, Dário Rais Lopes, do Ministério das Cidades, informou com exclusividade ao Acorda Cidade que pedirá à Caixa Econômica Federal, nesta quarta-feira (16), a suspensão dos recursos liberados para a obra do BRT em Feira de Santana. E a prefeitura não poderá dar continuidade à implantação do projeto até que preste todos os esclarecimentos devidos sobre a forma como está sendo conduzido o processo.

De acordo com o secretário, vários representantes da sociedade e parlamentares estaduais e federais estiveram em seu gabinete, com diversos questionamentos sobre a implantação do BRT. Ele informou que o Ministério das Cidades vem acompanhando o processo e tem algumas dúvidas, com relação à forma como o empreendimento está sendo colocado.

“Esse empreendimento foi habilitado, ou seja, a cidade de Feira de Santana se qualificou para receber a estrutura do BRT, mas o que nós vemos agora é que a implantação está sendo feita de uma forma que não corresponde nem ao local, nem ao empreendimento em si. O que nós estamos solicitando é que a Caixa interrompa os pagamentos até que nós da Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana tenhamos a total tranquilidade de que a solução seja não só boa para Feira de Santana, mas a forma como está sendo implantada é a forma que dá menos trabalho, menos perturbação, menos problema aos habitantes, trazendo menos prejuízo para o comércio, menos instabilidade no fluxo, e principalmente não comprometendo áreas verdes e calçadas”, esclareceu.

Mudanças no projeto

O secretário Dário Rais informou que o próprio corpo técnico da secretaria forneceu informações que comprometem a continuidade das obras. De acordo com ele, a prefeitura deu início a grandes intervenções, em parte do sistema viário, que não estavam previstas na carta consulta, apresentada ao Ministério das Cidades.

“Essa obra na Maria Quitéria é uma preocupação muito grande, principalmente por causa do fechamento da via e os seus consequentes impactos no comércio, mas também porque não estava prevista na carta consulta. Então do momento através do qual o município se credenciou até o início das obras, não havia previsão desse tipo de intervenção. Então isso é muito preocupante e nós achamos mais prudente dar uma parada no processo”, ponderou.

O secretário salienta, porém, que a população não deve ficar sem uma solução para o problema do transporte na cidade, mas que deve aguardar até que as dificuldades encontradas no projeto sejam superadas.
“O que a população deve guardar é que foi pedida uma estrutura, que foi aprovada pelo Ministério, existem recursos públicos colocados nessa infraestrutura e a nossa responsabilidade é que eles sejam colocados da melhor maneira possível. A partir do momento que o problema for superado, não só na questão da sua implantação, mas nas suas interfaces, estará normalizado. O que eu não posso é assumir o compromisso se vai demorar um dia ou mês”, destacou o secretário.

Tranquilidade

Em resposta às declarações do secretário de Transportes e Mobilidade Urbana, Dário Rais Lopes, o secretário de planejamento do município, Carlos Brito, afirmou que a prefeitura seguiu todos os ritos exigidos pelo Ministério das Cidades ao apresentar a carta consulta e o projeto ao agente financeiro, que é a Caixa Econômica Federal.

“Eu acho que está havendo alguma confusão, pois no projeto que nós apresentamos existe uma instrução normativa, de número 41/2012, do Ministério das Cidades, que tem nos seus artigos um rito para contratação dessa carta consulta. Essa carta consulta é entregue, é analisada, a prefeitura define o agente financeiro e entrega a documentação ao agente, depois a prefeitura executa o projeto, que é validado. Cumprimos todos os ritos necessários. E após a sua aprovação é que existe a sua execução”, explicou Carlos Brito.

Ainda conforme o secretário, a informação sobre a suspensão o pegou de surpresa e que diante disso haverá um atraso na obra. “As informações já foram todas enviadas à Caixa, pois nós não temos nenhuma relação com o Ministério, a não ser no primeiro momento. Então diante do que eu ouvi, fico pasmo com essa suspensão, pois nós fizemos operação de crédito, não temos nenhum orçamento do governo federal, e temos um projeto validado por uma instituição escolhida conforme determinação do Ministério”, disse.

Brito ressaltou que quando se faz qualquer obra, ela causa transtorno em qualquer lugar do país, e que a prefeitura esta tranquila.
 

As informações são do repórter Aldo Matos do Acorda Cidade.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Bairro Tomba

Feira de Santana

Moradores reclamam de condições do calçamento em via que dá acesso a Praça do Tomba

A reportagem do Acorda Cidade esteve no local e conversou com algumas pessoas, que falaram sobre a dificuldade de encontrar...

25/04/2024 às 15h17

Praça de Jaguara

Feira de Santana

Prefeito assina ordem de serviço para construção de memorial em Jaguara

A Prefeitura de Feira de Santana também vai executar a urbanização em torno do memorial paroquial para garantir a...

25/04/2024 às 10h37

Rua L, Caminho L 20 Feira X

Feira de Santana

Família que reside ao lado de canal no Feira X teme desabamento de casa; cratera foi aberta dentro do terreno

Maria de Lourdes, moradora da casa, contou que desde 2019, a família enfrenta problemas com o canal.

25/04/2024 às 09h41

Câmara decreta luto oficial de três dias pelo assassinato do irmão da presidente da casa

Feira de Santana

Câmara decreta luto oficial de três dias pelo assassinato do irmão da presidente da casa

Ele foi morto por golpes de picareta, faca e martelo desferidos por um vizinho que, supostamente, estava sob o efeito...

25/04/2024 às 07h42

Rua Bela Vista

Divisa Feira/ São Gonçalo

Moradores enfrentam problemas em rua há mais de 20 anos devido problemas em definição de cidades

Um dos obstáculos para a resolução destes problemas é que o local faz parte da divisa entre os municípios de...

25/04/2024 às 06h26

Miss Universo Feira de Santana - 2024

Miss Universo

Conheça a história de resiliência da Miss Feira de Santana 2024: “Eu sou uma vencedora que acredita no amanhã”

Com o objetivo de representar a força e o carisma das mulheres feirenses, Eduarda conseguiu realizar esse sonho com a...

25/04/2024 às 06h26

image

Rádio acorda cidade