Feira de Santana

Desfile Cívico em Humildes homenageia Áureo Filho e profissionais de imprensa

Diversos professores, membros da Academia de Educação de Feira de Santana e a família do professor Áureo Filho também foram homenageados.

03/09/2015 às 20h45, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Andrea Trindade

Pelo segundo ano consecutivo, a Escola Municipal Mãe dos Humildes realizou, na manhã desta quinta-feira (3), um Desfile Cívico na sede do distrito de Humildes, em Feira de Santana. Neste ano o evento teve como homenageado o educador feirense, Áureo de Oliveira Filho.

Diversos professores, membros da Academia de Educação de Feira de Santana e a família do professor Áureo Filho também foram homenageados, além de profissionais de imprensa, entre eles Dilton Coutinho, diretor do grupo Acorda Cidade.

Animado pela banda de Percussão da Escola Mãe dos Humildes, do Colégio Estadual Paulo VI e das Fanfarras do Centro Lar Mariano e da Escola Municipal João Pimentel (Conceição do Jacuípe) em Conceição do Jacuípe, o desfile saiu da Praça ao lado do Mercado Municipal de Humildes e percorreu as principais ruas do distrito.

De acordo com o coordenador pedagógico da escola e presidente da comissão organizadora do evento, professor Reginaldo da Silva Santos, 15 escolas participam do desfile, duas delas com fanfarras dois fanfarras, e dois grupos de percussões.

Ele destacou o trabalho realizado pelo Acorda Cidade e especialmente ao projeto Repórter Mirim. “Esse projeto dá oportunidade às crianças, incentiva a leitura. Nossos alunos leem o site e ouvem o programa. Dilton Coutinho está de parabéns pelo trabalho brilhante”.

O filho do professor Áureo Filho, Evandro Oliveira, elogiou o trabalho feito pelo professor Reginaldo e recordou dois momentos importantes na história da educação da cidade, vivido por seu pai.

“As homenagens feitas aqui refletem o que ele foi. Feira de Santana teve duas etapas que vinculou toda a sua evolução como cidade: a primeira com o Colégio Santanópolis, fundado em 1933. Como este foi o primeiro ginásio do interior do estado ele convidou para cá alunos de todos os cantos, porque era melhor vir para Feira do que para Salvador. E aí transformou Feira em um centro não só cultural, mas também de desenvolvimento. A segunda foi com a Universidade Estadual de Feira de Santana, que ele também fez parte do grupo que lutou pela implantação. E é uma pena, e aí vai uma crítica, que Feira está perdendo a maior obra da terceira etapa que será o campus da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB). Isso porque há uma briguinha entre os governos municipal e estadual, porque no convênio um é obrigado a dar o terreno e outro porque tem que dar estrutura”, disse Evandro destacando a importância da Educação para o desenvolvimento do país.

A secretária municipal de Educação, Jayana Ribeiro, disse que o ato resgata o 7 o civismo dos jovens. “É um momento importante para o distrito, que está resgatando o 7 de Setembro muitas vezes esquecidos pelos jovens. Além disso, este é também um momento agregador de valores, e de socialização entre os jovens de várias escolas e a comunidade”, disse.

Além do Acorda Cidade, receberam o título de Parceiros da Educação, a TV Subaé, TV Aratu sucursal Feira de Santana, Programa Acorda Cidade, Jornal Folha do Estado da Bahia e o Jornal A tarde.

Como personalidades que têm contribuído para o desenvolvimento da Educação em Feira foram homenageados com a Medalha de Honra ao Mérito, que leva o nome do Professor Áureo de Oliveira Filho: a professora Cleoilda Oliveira (nora de Áureo Filho); os jornalistas Marcílio Costa e Danilo Guerra; os radialistas: Framário Mendes, Lucival Lopes e Dilton Coutinho; os acadêmicos da Academia de Educação de Feira, as professoras do distrito Unisia Batista Freitas, Edna Marquês Cerqueira, Cleusa Maria de Jesus.

Também participaram do desfile a Igreja Católica, algumas igrejas evangélicas, o grupo Bumba meu Boi do Fulô, escolinhas de futebol, academias, grupos de capoeira e a Associação de Karatê de Humildes e das Escolas Maria do Carmo Góes, Novo Horizonte, Antônio Brandão de Souza, Sonho de Criança, Deus é Fiel, Escolinha do Saber, Educandário Renascer, Escola Menino Jesus e o Colégio Estadual Padre Henrique Alves Borges.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.

Roza Angélica Queiroz Ribeiro, diretora da Escola Municipal Mãe dos Humildes


 

Fotos: Ed Santos/Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade