Bahia

Desfile do Dois de Julho vai homenagear as Guerreiras da Independência

As comemorações começam na próxima terça-feira (30), quando o Fogo Simbólico sai da cidade de Cachoeira em direção a Salvador.

28/06/2015 às 08h50, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Os preparativos para o tradicional desfile do Dois de Julho estão a todo vapor. Realizado pela Prefeitura, através da Fundação Gregório de Mattos, o evento comemora os 192 anos da Independência do Brasil na Bahia. As comemorações começam na próxima terça-feira (30), quando o Fogo Simbólico sai da cidade de Cachoeira em direção a Salvador.

No dia seguinte (1), a partir das 9h, será realizado o “Te Deum”, na Igreja de São Pedro dos Clérigos, localizada no Terreiro de Jesus. O evento que sempre acontece na Catedral Basílica teve que ser relocado, visto que a igreja está sendo reformada. Às 11h, a Câmara Municipal faz uma homenagem aos Heróis da Independência. Já às 16h está prevista a chegada do Fogo Simbólico no Panteão de Pirajá.

Na quinta-feira (2), a programação do desfile começa às 6h, quando acontece a Alvorada com queima de fogos na Lapinha. Às 8h, é feita a organização do Cortejo Cívico, que se inicia às 9h30 e segue em direção à Praça Thomé de Souza, local onde os Carros Emblemáticos dos Caboclos são recolhidos por volta das 11h30.

No período da tarde, às 13h30, acontece a Cerimônia Cívica no 2º Distrito Naval. Às 14h, o cortejo será organizado para sair uma hora depois. Às 17h, os Carros Emblemáticos chegam ao Campo Grande, onde serão realizadas as últimas homenagens das autoridades políticas e militares. A atleta que irá acender a pira do Fogo Simbólico será Marily dos Santos, líder do Circuito Brasileiro de Corrida de Rua.

Guerreiras da Independência – O tema do desfile de 2015 será “Guerreiras da Independência” em homenagem às mulheres que participaram da luta pela Independência da Bahia e do Brasil, representadas por Maria Quitéria, Joana Angélica e Maria Felipa. A decoração do percurso está sendo concebida pelo artista plástico Euro Pires, especializado em cenografia e figurino, que tem 30 anos de carreira e vem atuando em diferentes áreas de cenografia, ambientação e decoração de Carnaval, São João e de eventos culturais.

Além disso, o cortejo irá fazer uma homenagem especial à historiadora Consuelo Pondé, às 16h, com uma parada em frente ao Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHBA), instituição que dirigiu durante 20 anos. Ela foi uma grande incentivadora e responsável por manter a tradição dos desfiles da independência da Bahia, falecendo no dia 14 de maio de 2015.

A escolha da atleta que vai acender a pira no Campo Grande também foi inspirada no tema da festa. Marily dos Santos é alagoana radicada na Bahia. Filha de lavradores e com poucas condições para estudar durante a infância, encontrou na corrida uma oportunidade para se desenvolver. A maratonista foi representante do Brasil nos Jogos Olímpicos de 2008 e em fevereiro deste ano participou da Maratona de Sevilha, na Espanha, conquistando o quinto lugar.

Programação Cultural – Nesta edição, um total de 46 fanfarras irão participar do desfile, divididas em 20 no turno matutino e 26 no turno vespertino. Os grupos provêm das escolas municipais, estaduais e do interior da Bahia. Além disso, o Afoxé Filhas de Gandhy fará uma participação especial pela manhã.

A programação musical se inicia na noite após o desfile, a partir das 18h, com o XXIV Encontro de Filarmônicas e na sexta, às 19h, acontece o Baile da Independência com participação de Armandinho, ambos sob a coordenação do maestro Fred Dantas. Na sexta-feira, sábado e domingo, a Feira do Livro “Ao Pé do Caboclo”movimenta o Campo Grande das 9h30 às 18h. No domingo, às 17h, acontece a Volta dos Carros Emblemáticos, com a atuação da Orquestra do Maestro Reginaldo de Xangô, fanfarras e grupos culturais.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade