Justiça Eleitoral

4 mil eleitores terão título cancelado em Feira de Santana

Luciano Leite informou ainda a importância de se regularizar o documento

04/05/2015 às 16h10, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

Os eleitores de Feira de Santana que não compareceram nesta segunda-feira (4) à Justiça Eleitoral para regularizar o título terão o documento cancelado. De acordo com o chefe da 157ª zona eleitoral, Luciano Souza Leite, cerca de quatro mil eleitores estão nesta situação, e que o prazo não será prorrogado.

“O eleitor que tiver o título cancelado terá uma série de prejuízos, como o cancelamento do CPF, que prejudica toda a vida dele na Receita Federal , fica impossibilitado de assumir um cargo público, se já for servidor não recebe salário, não fica quite com a justiça eleitoral. E vai pagar as multas referentes aos pleitos que deixou de votar”, informou o chefe da 157ª.

Luciano Leite informou ainda a importância de se regularizar o documento. “A gente divulga, mas infelizmente o brasileiro deixa para a última hora e, muitas vezes, não procura a Justiça Eleitoral por achar que o título não é um documento de porte obrigatório, como uma CNH ou outro documento. Mas hoje os documentos são agregados uns aos outros”, afirmou.

Biometria

O chefe da 157ª zona eleitoral informou ainda que Feira de Santana já está fazendo o cadastramento da biometria digital, conforme a determinação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desde novembro do ano passado.

“A biometria é a identificação do eleitor pelas digitais dos dedos e pelo olho. Assim o eleitor quando procura a Justiça Eleitoral, ele é atendido já de forma ordinária já com a biometria. O eleitor que for fazer uma transferência ou for fazer um novo título já é cadastrado biometricamente”, explicou Luciano Leite.

Ele alertou ainda a população para que evite deixar o cadastramento para a última, a fim de evitar filas. O prazo é até 2018. “A gente está com uma campanha de convidar os eleitores para não deixar para a última hora. Mesmo quem já tem o título deve procurar a Justiça Eleitoral a fim de cadastrar a biometria. O objetivo é dar mais transparência e evitar fraudes. É uma tendência do Superior Tribunal de Brasília para dar maior segurança aos pleitos eleitorais.”

As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade