Concursos

Candidatos suspeitam de fraude em concursos da UFRB e IFBA

Suspeitas envolvem candidatos da mesma família com notas idênticas e questões com temáticas fora do conteúdo programático do Edital

04/04/2015 às 12h33, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Candidatos entraram em contato com o Acorda Cidade para denunciar suspeita de fraude no concurso realizado pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) no dia 1 de março em Feira de Santana, Amargosa, Cruz das Almas, Cachoeira e Santo Antônio de Jesus.

O certame foi aplicado pela Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (Funrio).

Segundo informações, cinco pessoas da mesma família obtiveram notas idênticas nas provas objetivas para o cargo técnico-administrativo em educação. Eles alegam que, no momento da inscrição, essas pessoas escreveram os nomes incorretamente, usando a mesma letra inicial para serem alocados na mesma sala para realizar a prova. Os candidatos realizaram uma pesquisa através de redes sociais e constataram se tratar de cônjuges e familiares.

Ainda de acordo com a denúncia, outros quatro membros da mesma família teriam realizado o mesmo procedimento no concurso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), realizado em 2014.

Um outro grupo de candidatos denuncia irregularidades nas temáticas das questões do concurso da UFRB. Os candidatos afirmam que seis questões da prova deveriam ter sido eliminadas após recursos enviados contra o gabarito preliminar. Conforme informações, as questões estão em desacordo com o edital, pois tratavam de assuntos que não constavam no conteúdo programático.

No site da Funrio, há um comunicado informando que o prazo para interpor recurso contra o resultado preliminar terminou na sexta-feira passada (27). Procurada pela redação do Acorda Cidade, a Assessoria de Comunicação da UFRB não apresentou nenhuma resposta sobre as circunstâncias.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade