Feira de Santana

Raio atinge Estação Climatológica da Uefs e causa prejuízo superior a R$ 100 mil

A informação foi dada pela coordenadora da estação, professora Rosângela Leal.

23/02/2015 às 16h43, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Daniela Cardoso e Ney Silva

Um raio de grande intensidade atingiu na madrugada de domingo (22) a Estação Climatológica da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) danificando quase todos os equipamentos, que ficam na área externa do prédio da estação. A instalação elétrica também foi prejudicada e houve até princípio de incêndio. A informação foi dada pela coordenadora da estação, professora Rosângela Leal. Ela calcula que os prejuízos são superiores a 100 mil reais.

“Hoje, quando chegamos na estação, é que vemos as reais dimensões dos problemas causados pelo raio. Nossa estação automática foi completamente destruída e alguns equipamentos analógicos, principalmente o pluviográfo (equipamento que mede a intensidade da chuvas) e o anemográfo, que é instalado em um tubo de 10 metros de altura”, lamentou Rosângela.

Segundo ela, provavelmente, o raio tenha sido captado através do tubo metálico do anemográfo, pelo fato dele ser mais alto que o para-raio da estação automática. Rosângela explicou que como o anemográfo é ligado através de fiação para o prédio, onde fica o escritório, da Estação Climatológica, danificou também todo o sistema elétrico.

Leia também: Tempestade: Feira de Santana registrou fenômeno raro na madrugada de domingo (22)

Consultor elétrico orienta sobre como se proteger de raios

Na parte interna do prédio, existem sinais de queimaduras nas paredes, tomadas foram derretidas com toda fiação e também foram danificados computadores, estabilizadores e a geladeira. “Esse raio simplesmente sobrecarregou todo o sistema elétrico da estação e estourou todas as tomadas”, afirmou a coordenadora.

Rosângela informou ainda que a estação ficou reduzida a equipamentos que ficam dentro de um abrigo de madeira na parte externa e o pluviômetro, que mede a quantidade da chuva indireta. Um dos dados principais da estação fornecidos, que é o direcionamento e a velocidade do vento, vai ficar completamente suspenso por tempo indeterminado. Ela acredita que a estação vai voltar a funcionar normalmente daqui a seis meses.

A previsão é que a Uefs realize uma licitação internacional para adquirir os equipamentos danificados e também deverá ser feita uma nova instalação elétrica no prédio da Estação Climatológica. 

Fotos: Ney Silva/Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade