Feira de Santana

Torneio de fanfarras reúne grupos de várias cidades em Feira de Santana

Muitos grupos viajaram por várias horas até Feira de Santana.

07/12/2014 às 20h25, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Andrea Trindade

Apresentações de bandas e fanfaras de 19 cidades deram um colorido e sons especiais ao estacionamento da prefeitura, na Avenida Getúlio Vargas, em Feira de Santana, na tarde deste domingo (7).

As agremiações participantes disputaram em dez categorias o XI Torneio Intermunicipal de Bandas e Fanfarras da Bahia Professor Júlio Cesar Alves e o XIV Festival de Bandas e Fanfarras de Feira de Santana.

O evento estava programado para iniciar ás 10h da manhã, mas imprevistos atrasaram o início das apresentações, que foram iniciadas por volta das 13h. Os participantes reclamaram de falta de estrutura, de policiamento e de banheiros químicos e do fato de a montagem do palco não ter sido concluída no dia anterior.Muitos grupos viajaram por várias horas até Feira de Santana. É o caso da agremiação Famuíta da cidade de Itajuípe, distante cerca de 330 km.

Em entrevista ao Acorda Cidade, o presidente da Liga Cultural de Bandas Musicais da Bahia, Luiz Carlos Souza Silva, disse que das 56 fanfarras que iniciaram o torneio, 24 foram classificadas para a final realizada hoje.

“A fanfarra em Feira de Santana praticamente acabou, hoje está resumido em praticamente dois grupos, e isso ocorre por falta de apoio. Agora vai melhorar um pouco porque o prefeito de Feira de Santana lançou um projeto muito grande de fanfarras nos distritos e espero que isso dê um âmbito maior aos grupos da cidade. Tínhamos cerca de 20 fanfarras, até escolas estaduais e particulares participavam do desfile”, recordou.

Luiz informou que muitas agremiações se mantêm fazendo rifas e vaquinhas para viajar, e outras têm apoio de prefeituras.

O evento tem o apoio a Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. As categorias em disputa são: acesso musical, I musical, acesso com evolução, III musical, V musical, IV musical, II musical e III musical com evolução.

Participam do evento grupos de Santaluz, Ipirá, Salvador, Santo Amaro, Itajuípe, Lauro de Freitas, Santa Inês, Simões Filho, Conceição do Jacuípe, Madre de Deus, Nova Itarana, Alagoinhas, Serrinha, Salinas da Margarina, Ilha de Itaparica, Araçás, Dias D’Ávila e Ruy Barbosa.

Até o fechamento desta matéria o nome da vencedora ainda não tinha sido anunciado.

Com fotos e informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade