Bahia

Seminário Internacional reúne prefeitos do recôncavo em Sapeaçu

Foram debatidos durante o evento temas como “A Gestão de Resíduos Sólidos na Bahia”

27/11/2014 às 18h43, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A Prefeitura de Sapeaçu em parceria com a Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI), Centro Público de Economia Solidária (CESOL) e o Laboratório de Intervenção Socioambiental, realizaram no Espaço de Eventos Capim Dourado, em Sapeaçu, o Seminário de Intervenção Socioambiental para Manejo de Resíduos Sólidos no Recôncavo Baiano. Com objetivo de promover uma maior integração entre os municípios que fazem parte do Território de Identidade do Recôncavo em busca da consolidação de seus respectivos Planos de Saneamento Básico.

Foram debatidos durante o evento temas como “A Gestão de Resíduos Sólidos na Bahia”, “O que podemos aprender com o Movimento Nacional dos catadores de resíduos?” e “Avanços do projeto de pesquisa Integrada para a gestão de resíduos sólidos em Sapeaçu”.

“O município de Sapeaçu colherá melhorias significativas nos âmbitos social, ambiental e econômico, melhorando a qualidade de vida dos moradores, diminuindo o impacto no aterro sanitário e aumento de sua vida útil, agregando valor econômico ao resíduo sólido urbano, gerando uma nova atividade econômica com a compostagem”, enfatizou o Professor Javier Guevara, responsável pela pesquisa.

O evento contou com a presença dos prefeitos Jonival Lucas (Sapeaçu), Francisco de Andrade (São Felipe), Vera Lúcia (Maragogipe), Clóvis Penine (Muniz Ferreira), Radaman Barreto (Varzedo) e Milton Rabelo (Nazaré), secretário estadual de Relações Institucionais Cicero Monteiro, Prof. Dr. Javier Guevara Martinez (México), Prof. Dr. Jesus Manuel Delgado (Venezuela), secretários municipais, vereadores, representantes governamentais, representantes de associações e Cooperativa de Reciclagem da Bahia, representantes de entidade, imprensa e sociedade civil dos municípios da região.

Para o prefeito Jonival Lucas, o projeto visa melhor a qualidade de vida do cidadão de Sapeaçu e região. “Sapeaçu vai ser exemplo com esse projeto piloto que já está sendo desenvolvido há um ano no município. Hoje além de apresentar os trabalhos realizados nesse período, vamos propagar a importância do manejo dos resíduos sólidos e buscar mais parceiros para o projeto e contribuir para o bem do meio ambiente. Além disso, o município fica em conformidade com A Política Nacional de Resíduos”, disse.

A partir dos encaminhamentos propostos no seminário as entidades produziram um documento final do Plano de Saneamento Básico, que será enviado ao Ministério Público.

O Seminário foi preparado pela equipe técnica da Comissão Organizadora – Prof. Dra. Ana C. Fermino Soares, Pró-Reitora de Pesquisa (UFRB), Prof. Dr. Renato de Almeida, Pós Graduação, Ciência e Inovação (UFRB), Profa. Dra. Tatiana Ribeiro, Laboratório de Intervenção Socioambiental (UFRB), Profa. Ms. Valdíria Oliveira, Assessora para Assuntos Territoriais – Reitoria (UFRB), Eng. Eládio Bahia, Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Sapeaçu e Maria Luiza Salvi, Secretária de Educação de Sapeaçu.
  

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade