Eleições 2014
Analistas políticos de Feira de Santana avaliam cenário das Eleições 2014
Para avaliar o atual cenário, o especialista em Ciência Política Josué Mello, e o jornalista Glauco Wanderley, estiveram na manhã desta terça-feira (19) no Programa Acorda Cidade.
19/08/2014 às 16h17, Por Maylla Nunes
Acorda Cidade
Descrença de eleitores na credibilidade de candidatos, movimento nacional a favor de uma reforma política, campanhas absurdamente caras, queixas dos próprios políticos sobre o atual modelo, clima de mudança e expectativa na campanha presidencial em decorrência da morte de Eduardo Campos. Essas são algumas das questões cruciais das Eleições 2014. Para avaliar este cenário, o especialista em Ciência Política Josué Mello, e o jornalista Glauco Wanderley, estiveram na manhã desta terça-feira (19) no Programa Acorda Cidade. Confira a entrevista na íntegra.
Acorda Cidade – É correto afirmar que o modelo de política no Brasil chegou ao limite do desgaste?
Josué Melo – É um modelo que realmente está desgastado e a juventude é quem sofre mais as consequências desse desgaste, que tem expressado de diversas formas a insatisfação, o desencanto, em relação a esse modelo em que você escolhe um governante, mas ele não se sente comprometido com o eleitor. Ele desenvolve seu próprio programa, suas próprias ideias, independente daquilo que o eleitor está almejando que seja feito. É um sistema em que uma campanha custa muitos recursos, o pobre não pode se eleger e depois que ele ganha, acha que comprou a eleição e não se sente comprometido com o eleitor. Então os jovens se perguntam: votar pra quê? Eles estão desiludidos, pois não se sentem representados naqueles que são escolhidos para administrar. Realmente há um desencanto muito grande e é por aí que podemos entender a queda que houve nas inscrições dos adolescentes para votar. Acho que o modelo precisa passar por uma mudança radical para novamente encantar, pois a política é fundamental, tudo depende da política.
AC- E por que chegou a esse desgaste?
Josué Mello – É todo um processo de individualismo, das pessoas quererem se beneficiar, de pensar só em si, de estar com o poder na mão e usá-lo em favor próprio, fazer leis que lhe privilegie, que lhe beneficie e não olham para as necessidades da sociedade. É a vaidade humana, o descompromisso com o próximo, com a sociedade. Acho que são esses defeitos do ser humano que têm contribuído para essa deterioração do sistema político. O jovem está politizado, está consciente, e os movimentos de rua que tivemos no país demonstram o quanto a nossa juventude está consciente e querendo fazer a política no dia a dia, não apenas de dois em dois anos. Acho que eles estão nos dizendo isso no momento em que dizem não a esse sistema que está aí.
Glauco Wanderley – Será que em algum momento esse ideal de política já existiu ou a gente apenas está vivendo o apodrecimento de um sistema que foi errado desde sempre? Me parece que o Brasil é um país em que desde o começo não há preocupação com o coletivo e sim com privilégios. No início os índios e os negros não eram considerados gente, então vivenciamos isso durante toda a nossa história. Hoje essa insatisfação é grande e é um sinal positivo, de que as pessoas estão enxergando claramente que está errado e que é preciso mudar. Como é que muda? Ninguém tem uma resposta certa agora, mas precisa realmente mudar.
Josué Mello – O caminho para mudar é participar. De braços cruzados ninguém vai contribuir para mudar. Pode não ser um caminho, mas uma diretriz é participar. É participando que vamos dar nossa contribuição, levar nossas ideias, nossas propostas na expectativa de um dia essa situação ser mudada.
AC: É possível fazer uma reforma política no país de forma que os interesses sociais tenham mais prioridade na prática?
Glauco Wanderley – É possível fazer qualquer coisa se houver a mobilização, a pressão e, inclusive, pode-se fazer coisas erradas também. É preciso ter cuidado com isso para que grupos minoritários não se apropriem desse desejo de mudança e façam as mudanças que eles querem e não as que a maioria da sociedade deseja.
Josué Mello – A sociedade realmente está sujeita a isso, por isso a importância da democracia, de fazer essa reforma dentro dos princípios e normas e de uma democracia que respeite a liberdade de expressão, a liberdade de movimento. Uma democracia em que as pessoas são pressionadas a escolher seus candidatos movidos a questões financeiras e econômicas, a liberdade já fica meio complicada. Acho que a democracia no sentido exato, como deve ser exercida, em plena liberdade, sem que as pessoas sejam compradas a dar a sua manifestação, o seu voto, realmente evita esses riscos das minorias imporem os seus projetos de mudança.
AC: Já existe um movimento no país a favor de uma reforma política, de forma que os interesses sociais tenham mais prioridade na prática. Esse movimento tem chances de ter êxito?
Josué Melo – o perigo dos plebiscitos é que geralmente são conduzidos. É difícil um plebiscito não ganhar. Geralmente é o sim que predomina. Se isso não ocorresse e as pessoas decidissem livremente aí sim seria realmente um grande caminho. Iria escutar as pessoas sobre os problemas, sobre os futuros caminhos.
Glauco Wanderley – O plebiscito deve ser feito para assuntos específicos. Como é que vai se fazer um plebiscito para aprovar uma constituição inteira, onde há uma diversidade enorme de assuntos sendo abordados? Eu concordo com X, mas discordo com Y e no plebiscito tenho que votar sim ou não. Uma das coisas que se advoga hoje, que é muito comum, são pessoas falando em reforma política e é modismo falar nisso, é democratização da mídia. Essa turma que fala em democratização da mídia, quase sempre quer censura.
AC: Um internauta pergunta se o primeiro passo para a mudança seria a troca do sistema presidencialista por parlamentarismo. Os senhores concordam?
Josué Melo – Os problemas são os mesmos. A solução não é o sistema nesse sentido. Acho que é um pouco mudança de formação ética, de caráter daqueles que se dispõem a servir a população. Na democracia o poder não está no gestor e sim no povo, mas isso é poesia. Na prática não funciona.
Glauco Wanderley – Eu sou simpático ao parlamentarismo, mas é algo a ser discutido. É complicado definir qual é o melhor, mas uma coisa que ajudaria no esclarecimento de escolher quem são os representantes seria o voto distrital, inclusive, no sentido do barateamento da campanha. A Bahia é maior do que a França, então o candidato procura percorrer o estado inteiro e se ele tem dinheiro pra isso, ele ganha a eleição.
AC: O senhor também não acha que falta consciência do eleitor para não vender o voto?
Josué Mello – Sim. Existem as pobrezas, as necessidades, mas não justificam. Existindo caráter, jamais alguém venderia o voto. Por mais necessidade que se tenha, o voto é o poder, é algo sagrado, que vai contribuir para a transformação da vida das pessoas.
Glauco Wanderley – Não há princípio que resista onde há fome. Muita gente ainda passa fome e se não morre de fome está morrendo de frio, nesse inverno que estamos agora. As pessoas não têm casa. Não tem princípio que resista.
AC: O cenário político mudou com a morte de Eduardo Campos do PSB e a entrada de Marina Silva na disputa eleitoral?
Josué Mello – Mudou muito e acho que a eleição irá para o segundo turno com esse novo quadro. Era muito difícil acreditar em um segundo turno e hoje acho que é pensamento comum. O programa de Eduardo Campos não era conhecido, mas ficou. Ele hoje é uma pessoa mais conhecida até do que a própria Dilma Rousseff, porque foi mais de uma semana falando sobre ele, com a exposição apenas das virtudes e isso vai refletir muito da campanha.
AC: O crescimento de Marina Silva pode interferir no desempenho da candidata ao governo da Bahia, Lídice da Mata?
Josué Mello – É difícil não respingar um pouco em todos os candidatos do partido, pois a comoção e a divulgação foi muito grande e vai refletir em todos, uns mais outros um pouco menos.
Glauco Wanderley – Um pouco acredito que sim, pode salvar a realização de um segundo turno, que é tudo que o PT espera na Bahia.
Comentários:
Flavio Almeida: Os grandes debates, com as classes em todas as suas formas podem alterar a politica atual. Concordo que os Governos ao se elegerem em seu 1º énsamento é manter-se no poder, e aqueles que nunca foram, tornam-se vorazes e fazem de tudo para não largar não o "osso", mais o "filé. Qual é hoje o maior cabo eleitoral do Governo? Os mais de 20.000 de bolçistas, que tem como unica intensão conquistar o eleitor pelo "bolço". O Governo nunca pensou em investir nestas pessoas, para que ela tornam-se produtivas. Quando se tem produção, os custos baixam, a população vive melhor e o país ainda vende melhor. Penso também que este momento de comoção e os numeros das pesquisas atuais, tendem a serem al terados. A candidata não soube e não saberá responder sobre todas as acusações ao longo de seu Governo. A Marina, talvez radicalize no seu relacionamento e propostas e o Aecio vai continuar com a mesma coisa, talvez apostando nos escorregadios deslizes dos demais candidatos.
Mais Notícias
Turismo
Intervenções da Secretaria de Turismo qualificam Camaçari como destino turístico
São 42 km de orla marítima, quatro rios navegáveis e patrimônio histórico que inclui a Paróquia do Divino Espírito Santo....
25/04/2024 às 10h38
Feira de Santana
Prefeito assina ordem de serviço para construção de memorial em Jaguara
A Prefeitura de Feira de Santana também vai executar a urbanização em torno do memorial paroquial para garantir a...
25/04/2024 às 10h37
Brasil
Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira (25) prêmio acumulado em R$ 6 milhões
O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 5.
25/04/2024 às 10h32
Brasil
Uma em cada dez famílias brasileiras enfrenta insegurança alimentar
Mais de 20 milhões de pessoas convivem com o problema, diz IBGE.
25/04/2024 às 10h30
Educação
Sistema nacional reunirá informações sobre violência escolar
Decreto foi publicado nesta quinta-feira (25) no Diário Oficial.
25/04/2024 às 10h28
Concurso
Local de prova do Concurso Unificado já está disponível
Cartão de Confirmação estará disponível no site, na Área do Candidato
25/04/2024 às 10h24