Entrevista

Pele masculina também precisa de cuidados; dermatologista dá dicas

De acordo com ele, cuidar da pele é indispensável, pois não se trata apenas de beleza, mas de saúde.

15/07/2014 às 15h49, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Daniela Cardoso

Nesta terça-feira, 15 de julho, é comemorado o Dia do Homem, e para lembrar a data, o dermatologista Alberto Pinto Cordeiro esteve no programa Acorda Cidade, onde destacou os cuidados com a pele. De acordo com ele, cuidar da pele é indispensável, pois não se trata apenas de beleza, mas de saúde. Confira abaixo a entrevista na íntegra.

Acorda Cidade – Porque ainda existe essa resistência masculina com relação aos cuidados com a pele?

Alberto Pinto Cordeiro – É o preconceito. Muitas pessoas acham que quem cuida da aparência é a mulher. Mas isso já está ficando para trás. Hoje é difícil alguém chegar na clínica com vergonha ou preconceito. Acho que isso é coisa do passado e o conceito já está mudando. De 30% a 40% da demanda dermatológica estão relacionadas a consultas masculinas. Na verdade todo mundo tem pele e todos devem cuidar.

AC – Quais são os cuidados indispensáveis para a pele?

Alberto Pinto Cordeiro – O homem e mulher devem ter cuidado com a pele, apesar de serem peles totalmente diferentes. A masculina é mais grossa, mais oleosa e tem mais pêlos. A grande queixa dos homens é com relação àquela inflamação com os pêlos, após barbear. Por isso é importante o cuidado com a depilação. Deve-se usar um gel adequado, um sabonete para pele masculina, que tire essa oleosidade. Esses são alguns cuidados mais específicos.

AC – Porque ocorre essa inflamação nos pêlos?

Alberto Pinto Cordeiro – Na hora que o pêlo cresce, ele tende a retornar para a pele e isso pode inflamar. Logo após barbear, o homem deve usar um gel calmante, se não tiver, pode fazer uma compressa de chá de camomila gelado. Isso acalma bastante e o custo é barato. Mas se a pessoa quer um resultado definitivo, eu indico a depilação a laser, onde o pêlo será retirado totalmente e não nascerá novamente, sem trazer consequências para a saúde.

AC – Que complicações o homem pode enfrentar por não cuidar da pele?

Alberto Pinto Cordeiro – Principalmente o câncer de pele. O homem reclama que não gosta de usar o protetor solar por achar que deixa a pele oleosa e esbranquiçada. Mas se ele usar um protetor de qualidade e indicado para o tipo de pele, não terá esse problema. O que a gente observa bastante é o homem que negligencia esse cuidado e depois, quando chega aos 50, 60 anos, vai ao consultório com algum câncer de pele. Nesse caso deve-se fazer cirurgia.

AC – A cor da pele é determinante para a escolha do fator do protetor solar?

Alberto Pinto Cordeiro – A gente classifica a pele em fototipos. As pessoas de fototipo 1 precisam de uma proteção maior. É aquela pessoa que tem a pele branca, olho e cabelos claros. A pessoa negra, com cabelos e olhos escuros, precisa de um protetor com fator menor. Algumas pessoas negras chegam ao consultório achando que não precisam da proteção, o que não é verdade. Todo mundo precisa de protetor. Quem tem a pele mais clara precisa de um fator mais alto.

AC – Qual o tipo de câncer de pele com maior incidência?

Alberto Pinto Cordeiro – É o basocelular, que geralmente são tranquilos. Ele confere perigo só para o local. Se ele está no nariz, a pessoa vai fazer uma cirurgia no local e pode ficar com alguma deformidade, mas não causa risco de morte. Os sintomas também só vão aparecer no local. A pessoa pode ter sangramento no local, um tumor, que começa a crescer. O basocelular tem uma aparência perolada, ele parece que tem um brilho em cima. O espinocelular é mais descamativo, mais infiltrado, e a pele começa a ficar mais dura com alguma descamação. Estou falando isso em linhas gerais, pois existem vários subtipos e só é possível identificar no consultório.

AC – Quais são os sinais na pele que precisam ser retirados?

Alberto Pinto Cordeiro – Vamos falar da regra A, B, C, D e E. A regra A vem de assimetria: quanto mais assimétrico no formato, mais perigoso; B de bordas: se as bordas forem irregulares, ele é pior do que aquele que a borda é regular; C de coloração: quanto mais cores, mais perigosa; D de diâmetro e o E de espessura: quanto maior o diâmetro, quanto maior a lesão, maior a preocupação, isso em linhas gerais. É importante a pessoa procurar um médico.

AC – A depilação da sobrancelha pode causar algum dano à pele masculina?

Alberto Pinto Cordeiro – Não. O laser tem um alvo, que é o pêlo, e não vai atingir outras áreas. Mas é importante saber onde vai fazer, pois alguns locais podem usar laser mais antigo e causar queimaduras na pele, entre outros tipos de danos.

AC – É maior a incidência de câncer de pele em homem ou mulher?

Alberto Pinto Cordeiro – Na verdade é meio a meio. O que vai diferenciar é se a pessoa usa o protetor solar ou não. Se a gente pegar um grupo de homens que se protege e um grupo de mulheres que não se protege, as mulheres vão ter mais. Porém, em linhas gerais a incidência é um pouco maior para homens.

AC – Existe alguma receita para tirar manchas de espinhas e cravos?

Alberto Pinto Cordeiro – Existem vários cremes, mas é importante avaliar como está a pele da pessoa. Fazer uma limpeza de pele, a extração desses cravos, depois usar um produto para tirar a oleosidade da pele, um protetor específico. Mas é importante uma avaliação, pois existem vários tipos de peles.

AC – As manchas que ficam após a catapora podem ser retiradas com a ajuda de algum tratamento?

Alberto Pinto Cordeiro – A gente usa o laser, em associação com cremes clareadores, que existe a chance de clarear.

AC – Excesso de banho pode trazer prejuízos para a pele?

Alberto Pinto Cordeiro – Sim. No máximo, dois banhos por dia. Banhos rápidos, com sabonete neutro glicerinado e com água fria. A quente é muito prejudicial. Quem não consegue tomar banho frio deve usar a água quente do pescoço para baixo, mas no rosto, sempre água fria. A nossa pele produz uma camada fininha de gordura que protege. Quando tomamos banho de água quente, essa camada derrete e some, deixando a pele desprotegida. Se a pessoa não consegue, de forma nenhuma, tomar banho frio, deve, após o banho quente, usar hidratante. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade