Entrevista

Especialista esclarece dúvidas sobre o vírus HPV que pode provocar câncer de colo de útero

Segundo a especialista no assunto, é um vírus causador de doenças sexualmente transmissíveis e ele também causa o câncer de colo de útero em algumas situações.

22/03/2014 às 08h17, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Daniela Cardoso

Está sendo realizada em todo o Brasil, desde a última semana, a vacinação contra o HPV. Para esclarecer as dúvidas sobre este vírus, que pode provocar o câncer de colo de útero, a médica obstetra Márcia Suely D’Amaral, especialista em Doenças Sexualmente Transmissíveis, esteve na manhã da última terça-feira (19) no programa Acorda Cidade. Confira a entrevista na íntegra.
 
Acorda Cidade – O que é HPV?
 
Márcia Suely D’Amaral – É um vírus causador de doenças sexualmente transmissíveis e ele também causa o câncer de colo de útero em algumas situações.
 
AC – Existem tipos diferentes de HPV?
 
Márcia Suely D’Amaral – São mais de 100 tipos, sendo que 15 deles causam diretamente o câncer de colo de útero. Eles são chamados vírus oncogênicos que são capazes de causar também outros tipos de cânceres ligados ao HPV, como o câncer de ânus, garganta e de vulva, que é parte externa do órgão sexual feminino.
 
AC – Quais são os sintomas?
 
Márcia Suely D’Amaral – O HPV praticamente não apresenta sintomas, por isso a importância do exame preventivo. A mulher deve ir a cada ano, regularmente, ao ginecologista, para que não existam chances desses vírus passarem despercebidos. O câncer de colo de útero é o único que pode ser prevenido, pois antes de aparecer os sintomas, podem aparecer lesões, que podem ser tratadas. 
 
AC – Um dos sintomas do HPV são as verrugas?
 
Márcia Suely D’Amaral – Também. Existem vários tipos de HPV. Os tipos de HPV que não causam câncer, são chamados de baixo risco e causam essas verrugas. Em alguns casos, a mulher pode ter vários tipos de HPV, podendo ocasionar as verrugas e também algum tipo de câncer. 
 
AC – As verrugas aparecem em que parte do corpo?
 
Márcia Suely D’Amaral – Elas podem aparecer em qualquer parte do corpo, dependendo do vírus. Existem vírus que gostam da pele e existem vírus que gostam da mucosa e aparecem dentro da vagina, da boca. Esses vírus têm mais chances de provocar câncer. São os vírus de alto risco. 
 
AC – O HPV tem cura?
 
Márcia Suely D’Amaral – 80% das mulheres que tem HPV, normalmente, em cerca de dois anos, elas se curam espontaneamente, pois o organismo cria defesas e expulsa o vírus. Quando o exame é feito, o que se procura são as chamadas lesões permanentes, que são aquelas que o organismo não consegue eliminar. Essas pacientes têm maior chance de desenvolver o câncer de colo de útero. Ainda assim, é possível tratar e prevenir o câncer. Em qualquer situação a paciente pode ser curada. Agora surgiu a prevenção primária, que é a vacinação. 
 
AC – Por que somente as meninas de 11 a 13 anos estão sendo vacinadas?
 
Márcia Suely D’Amaral – A vacina foi idealizada para a prevenção, então o ideal é que ela seja tomada antes da iniciação da vida sexual, já que é um vírus sexualmente transmissível. As pesquisas mostram que a resposta imunológica à vacina é maior em meninas abaixo dos 15 anos. A estratégia do governo é vacinar as pessoas mais vulneráveis, que são essas meninas. Só que para atingir um grande número de pessoas, foi estabelecida a idade de 11 a 13 anos. Desse modo atingiremos uma maior faixa de meninas. Mas, eu acredito que esse limite de idade deve aumentar. 
 
AC – É uma doença sexualmente transmissível e por que os meninos não participam da campanha?
 
Márcia Suely D’Amaral – Os homens são os portadores do vírus e as pesquisam mostram que eles também devem ser vacinados. Mas a estratégia do governo é atingir as pessoas mais vulneráveis, que são as meninas. Acredito que com o desenvolvimento da vacina no Brasil, os meninos também serão vacinados futuramente. 
 
AC – No homem quais os sintomas do HPV e como deve ser tratado?
 
Márcia Suely D’Amaral – No homem, cerca de 70% não apresenta nenhum sintoma. Uma pequena parcela deles vai ter verruga. Isso é um X da questão. Os homens que não apresentam sintomas é que estão passando o HPV de alto risco para as mulheres. Existe um exame chamado de Captura, que detecta o vírus, mas pra isso a pessoa tem que detectar alguma lesão. Existe outro exame chamado genitoscopia, onde algumas lesões podem ser detectadas, mas raramente ele é solicitado. 
 
AC – Quem já fez histerectomia tem o risco de contrair o HPV?
 
Márcia Suely D’Amaral – Sim, pois o HPV não fica só no colo do útero. Existem outros tipos de câncer como o da vagina e do ânus.
 
AC – Diabéticos podem tomar a vacina contra o vírus HPV?
 
Márcia Suely D’Amaral – Sim. Não existe problema algum. 
 
AC – O vírus HPV durante a gestação pode transmitir para o bebê?
 
Márcia Suely D’Amaral – É possível sim. Na grande maioria a infecção é temporária e o bebê pode eliminar o vírus também.
 
AC – Mesmo com o uso da camisinha é possível contrair o vírus?
 
Márcia Suely D’Amaral – Sim, pois o vírus não fica somente no colo do útero ou na vagina. Ele pode ficar na região do ânus, na pele e às vezes a camisinha não preteje toda a região.
 
AC – Quais são as doenças sexualmente transmissíveis mais comuns em Feira de Santana?
 
Márcia Suely D’Amaral – O HPV de longe é a mais prevalente. Tem também o Herpes genital, Gonorréia, sífilis, entre outras.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade