Feira de Santana

Deputado fala sobre inauguração do Centro de Convenções e outras obras em Feira de Santana

O deputado respondeu uma série de questionamentos feitos pela população com relação a algumas obras e ações do governo do estado, algumas paralisadas e outras em andamento.

13/11/2013 às 19h33, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz
 
O deputado estadual Zé Neto, líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia, participou na manhã desta quarta-feira (13) do quadro ‘Sala do Povo’, do programa Acorda Cidade. O deputado respondeu uma série de questionamentos feitos pela população com relação a algumas obras e ações do governo do estado, algumas paralisadas e outras em andamento.
 
Centro de Convenções
 
O deputado informou que  o Centro de Convenções de Feira de Santana deverá ser entregue até maio de 2014 e que a obra está dentro do cronograma. Ele destacou que a estrutura metálica está em fase final e em cerca de 30 dias deve ficar pronta. Para Zé Neto, assim que a obra ganhar mais dimensão, o governo deve discutir com a comunidade a possibilidade de firmar uma Parceria Público Privada (PPP), para gerir o local. “Devemos puxar aqui uma discussão tanto no campo da cultura quanto da indústria. Nós precisamos administrar aquilo no campo privado. Não dá pra ficar na mão do estado, porque senão todo mundo quer de graça. Vai ser um equipamento caro, necessário para a cidade, importante para o nosso desenvolvimento, mas vamos ter que fazer por PPP.
 
URV e Delta
 
Questionado sobre o pagamento dos trabalhadores da Delta, prestadora de serviços ao governo do estado, o Deputado afirmou que já estão pagos. Já com relação à URV- Unidade Real de Valor, que deverá ser repassado aos funcionários públicos estaduais e municipais que sofreram perdas salariais devido à transição monetária do cruzeiro para o real, Zé Neto explicou que a decisão do Supremo Tribunal Federal não é favorável a todos. “O Supremo vai ter que apontar uma saída de como será feito o pagamento, e vai ter que designar como os estados farão esse pagamento sem repercutir no campo de pessoal, porque senão estoura a conta. Tem uma decisão favorável e não tem uma decisão de como pagar e quem é que vai receber, quem são os que têm direito, se todos ou só os que entraram na Justiça, e como vão ser as execuções que agora estão sendo apontadas como execuções individuais”, disse.
Obra que liga Humildes às BRs 324 e 101 e Avenida Sérgio Carneiro
 
Segundo o deputado Zé Neto, a obra do Distrito de Humildes já foi iniciada. Ele disse que deve se reunir com a comunidade nos próximos dias para decidir se será colocado asfalto ou paralelepípedo. “Um estudo técnico apontou que era melhor colocar paralelepípedo, porque ali tem muitas casas ao redor, mas já existe a perspectiva de que pelo menos 2/3 seja feito com asfalto como quer a comunidade”. 
 
Quanto a Avenida Sérgio Carneiro, no bairro Santo Antônio, o deputado afirmou que está cobrando agilidade do Derba  (Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia). Segundo ele, o projeto já está pronto, faltando somente a ordem de serviço. Salientando que a burocracia se dá devido a grande quantidade de obras no departamento. 
 
Avenida Nóide Cerqueira e Lagoa Grande
 
Sobre as obras na Lagoa Grande, Zé Neto disse que houve divergências nas tabelas de preços da Caixa Econômica Federal, que libera o dinheiro para a execução do projeto, e da Conder (Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia), responsável por essa execução. “Houve um ruído nas composições de preços das ações. Mas tive seis reuniões, e essa parte está resolvida e vamos entregar aquela obra, como a gente pensa, no prazo. Retomou já a obra e vai evoluir agora em volume de obras. São quatro etapas, já estamos na terceira”.
 
Questionado sobre a construção da Avenida Noide Cerqueira, Zé Neto informou que foram necessárias mudanças no projeto, uma vez que a grande quantidade de casas e outras estruturas oneraram o governo com o pagamento de indenizações. “Fizemos um estudo e resolvemos trazer a via para o centro do terreno, ou seja, vamos evitar passar pelas casas. Tínhamos previstas 114 desapropriações, mas conseguimos reduzir esse número para 74. Depois conseguimos poupar mais 18. A demora foi pra ajustar essas questões”, afirmou. 
 
Itatiaia, Iguatemi e Ayton Senna
 
Sobre as três Avenidas, Zé Neto disse que deveriam ser construídas pelo município, e que duas delas são contrapartidas do programa Minha Casa Minha Vida. “Os três projetos já estão prontos, inclusive quero agradecer em público a Fernando Torres (deputado federal), que conseguiu uma emenda de R$ 5 milhões, já está na Caixa Econômica, e nós vamos entrar com mais ou menos quatro. O projeto está sendo terminado para ser levado à licitação”, disse e acrescentou que o governo está fazendo mais do que o combinado, que era abrir a avenida, construir as casas e indenizar as famílias, os quais já foram feitos.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade