Sala do Povo

José Ronaldo responde perguntas da população sobre pavimentação e obras

O prefeito ressaltou durante a entrevista que todas as perguntas e solicitações feitas pela população sobre bairros e localidades já são do conhecimento da prefeitura, que já está trabalhando para resolver.

04/10/2013 às 16h06, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Daniela Cardoso

O prefeito José Ronaldo de Carvalho participou na manhã desta sexta-feira (4) do quadro Sala do Povo, do programa Acorda Cidade, na rádio Sociedade de Feira de Santana. Durante o quadro, ele respondeu a diversas perguntas sobre obras realizadas pelo governo, que foram enviadas pelos ouvintes do programa.
 
O prefeito ressaltou durante a entrevista que todas as perguntas e solicitações feitas pela população sobre bairros e localidades já são do conhecimento da prefeitura, que já está trabalhando para resolver.
 
“Em apenas nove meses de governo, já estamos em todos os bairros que foram citados pelos ouvintes”, afirmou.
 
As perguntas e solicitações dos ouvintes que não foram lidas durante o programa, devido ao tempo, foram entregues ao prefeito, que afirmou que irá verificar todas as informações.
 
Acorda Cidade – Quando será finalizado o calçamento da Rua Palmerim no bairro Conceição I?
 
José Ronaldo – Nós já estamos presentes no bairro da Conceição em um número extraordinário de obras. Estamos construindo uma creche, que já está com as obras bem adiantadas, estamos construindo uma escola com 10 salas de aula na Conceição II, estamos fazendo a obra dos sonhos, que é a drenagem da rua Calamar, portanto são obras em grande escala, superiores a 3 milhões e meio de reais, e estamos pavimentando ruas na Conceição II. Na Conceição I, só falta um pequeno trecho. Acredito que no próximo pacote de obras vai estar incluído esse trecho.
 
AC – Quando haverá um transporte direto do povoado de tanquinho para o terminal central?
 
José Ronaldo – Essa é uma coisa a ser estudada pelo departamento de transporte. Tudo depende da quantidade de passageiros. No sistema de transporte são feitas avaliações. Eu levarei essa ideia ao setor de transporte e ela será estudada. Tendo condições, essa linha será implantada.
 
AC – Lâmpadas queimadas, transporte, estrada ruim e praça abandonada no povoado de Santa Quitéria, Matinha. Quando serão resolvidos?
 
José Ronaldo – Não só essa praça que tem problemas, são muitas. Mas demanda tempo. Só para fazer o projeto demanda um tempo. Nós estamos recuperando o Teatro Margarida Ribeiro, licitamos o Maestro Miro, estamos licitando a pista de bicicross, então são coisas que foram construídas no passado e que foram destruídas. Essa questão da praça, eu vou passar para o departamento de praças e jardins para dar uma olhada.
 
AC – Quando vai colocar asfalto na avenida Tomé de Souza?
 
José Ronaldo – Uma parte já é asfaltada. O trecho entre o Feira IX e a avenida de Contorno nós pavimentamos no primeiro governo nosso. O piso é até bom, tem alguns pisos piores que precisamos agilizar. E por falar nisso, eu estive ontem em uma reunião com a Embasa em Salvador, e discutimos essa questão da recuperação do piso da cidade nos locais por onde passaram obras da Embasa. Acredito que estamos perto de assinarmos um convênio para recuperarmos essas ruas danificadas pela empresa.
 
AC – Qual a solução para a rede de esgoto do bairro Caseb?
 
José Ronaldo – O Caseb não tem esgotamento sanitário, a Estação Nova, boa parte, também não tem, assim como a Rocinha, o Parque Getúlio Vargas. Estes são, sem dúvida, os maiores problemas de Feira de Santana hoje. Abordamos isso durante reunião com a Embasa e lá não tem projeto, que ainda está sendo elaborado. Depois de concluído eles disseram que vão tentar viabilizar o dinheiro. Faz parte desse projeto todos os bairros que eu já falei, mais uma parte do Parque Ipê, uma parte da Cidade Nova, o João Paulo II, a Mangabeira, a Conceição, o Santo Antônio dos Prazeres. Todas essas comunidades fazem parte da Bacia do Pojuca. Essas atribuições são do Governo do Estado, através da Embasa, que é uma empresa pública que cobra para fazer o serviço de esgotamento sanitário, então cabe a ela fazer as ampliações. Acredito que no futuro isso será resolvido.
 
AC – A rua Brasil no Panorama está inclusa no pacote de obras para receber pavimentação?
 
José Ronaldo – A gente vai fazendo por etapa. Já começamos algumas ruas. As ruas que estamos fazendo não têm problemas de drenagem de águas pluviais. Nós chegamos até a iniciar essas obras e pedimos à Embasa que fosse feito o esgotamento sanitário antes. A Embasa providenciou, foi concluída na última sexta. Está na programação também fazer o esgotamento sanitário nas demais ruas do bairro. As ruas que faltam nós iremos fazer.
 
AC – Tem um projeto para recuperar as ruas do George Américo?
 
José Ronaldo – Já está na programação e iremos deslocar duas ou três equipes para resolver esse assunto.
 
AC – Quando será pavimentada as ruas no loteamento Morada do Nordeste?
 
José Ronaldo – Eu estive no local recentemente, me reuni com a comunidade e assumi o compromisso de fazer todas essas ruas que vai ser com asfaltamento, mas muita gente estava jogando água pra rua. Foi feito um acordo que nós faríamos a pavimentação asfáltica de todas essas ruas, mas seria necessário que as pessoas deixassem de jogar água. Mandamos a vigilância sanitária para o bairro e autorizamos o início das obras, que já devem ter sido iniciadas.
 
AC – E no loteamento João Serafim, bairro Campo Limpo?
 
José Ronaldo – São poucas as ruas que faltam ser pavimentadas no populoso bairro do Campo Limpo e é por isso que as pessoas reclamam. Esse loteamento foi criado durante o meu governo e por isso não foi calçado ainda. Mas esse projeto será incluído no próximo pacote de obras.
 
AC – Tem previsão para o asfaltamento e a quadra poliesportiva do bairro Chácara São Cosme?
 
José Ronaldo- O bairro é 100% pavimentado com paralelepípedo. Neste momento a prioridade é pavimentar as ruas que estão com lama, com buracos. Quanto à quadra, não existe terreno público no local, todas as áreas são ocupadas por residências. Existe um pedaço de terra de propriedade privada que recentemente mandamos uma equipe fazer uma avaliação da área de terra e já despachei ao setor competente para fazer a desapropriação da área.
 
AC – Quais os projetos para o bairro Nova Esperança?
 
José Ronaldo – Faltam pouquíssimas ruas para serem pavimentadas no bairro e as ruas que estão faltando estarão no próximo pacote de obras.
 
AC – E sobre a situação da cratera que tem na rua Cabuçu?
 
José Ronaldo – Quando foi feito o horto, não tinha esgotamento sanitário, então foi feito algo como se substituísse o esgotamento. Ali tem uma drenagem e recentemente uma pessoa passou por lá, tirou uma foto e me deu para ver se a gente pode fazer uma ação para melhorar o local.
 
AC – Como está a situação com relação as obras no Santo Antônio dos Prazeres?
 
José Ronaldo – Já estamos com cerca de 25 ruas sendo pavimentadas no local. O investimento é superior a 2 milhões de reais só de pavimentação. Estamos prestes a começarmos uma escola, uma creche e um posto de saúde.
 
AC – Quando vai sair a reforma da feirinha da Estação Nova?
 
José Ronaldo – Já asfaltamos o piso da parte coberta da Estação Nova que estava muito ruim.
 
AC – A reforma da praça da Matriz está na pauta?
 
José Ronaldo- Com certeza. Já estamos com o projeto pronto e a qualquer momento já estaremos encaminhando à Caixa Econômica Federal, só estamos esperando acabar a greve. Acredito que a Caixa aprovará o projeto e ainda este ano estaremos licitando.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade