Cultura

Documentário fará gravações sobre vida e obra do repentista feirense Bule Bule

Episódio faz parte do projeto Visceral Brasil – As Veias Abertas da Música, série sobre a música brasileira de raiz e seus grandes mestres, produzida para a televisão.

16/04/2013 às 16h29, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A equipe de filmagem da série Visceral Brasil– As Veias Abertas da Música vai gravar no dia 21 de abril a série O trovador, o cabra e os mundos, que retrata a vida e a obra do músico baiano Antônio Ribeiro da Conceição, o Bule Bule, que também é escritor, compositor, poeta, cordelista, repentista, ator e cantador

No sábado, dia 20, haverá um de parede no restaurante Casa do Sertão, onde Bule Bule vai encontrar outros repentistas famosos da região, a partir do meio-dia. A produção do documentário está convidando toda a população de Feira de Santana a participar das gravações. O restaurante Casa do Sertão fica na Avenida Santo Antonio, 122 – bairro Capuchinostelefone 3625-1766.

Além de Feira de Santana, o episódio será gravado também em Salvador, Antônio Cardoso, São Felix e Andaraí. As primeiras imagens para o episódio foram realizadas em março, em Lisboa, onde Bule Bule se apresentou durante as atividades do Ano do Brasil em Portugal e encontrou Dona Onete, cantora paraense que também será tema de um dos episódios da série sobre Bule Bule e que percorreu as ruas de Lisboa, versando e descobrindo a terra de origem da literatura de cordel e do repente.

Visceral Brasil é uma produção da Plural Filmes em parceria com a Joner Produções. Serão treze documentários sobre as raízes da música brasileira, sua diversidade e seus grandes mestres que, sem romper com suas origens, extrapolaram a visibilidade regional e tornaram-se referência para a MPB. A estreia da série está prevista para o primeiro semestre de 2014 na TV Brasil.

Sobre Bule Bule

Músico, escritor, compositor, poeta, cordelista, repentista, ator e cantador, assim é Antônio Ribeiro da Conceição, ou Bule Bule. Nascido na Bahia gravou seis álbuns (Cantadores da Terra do Sol, Série Grandes Repentistas do Nordeste, A fome e A vontade de Comer, Não Deixei de Sambar, Repente Não Tem Fronteiras e Licutixo), tem quatro livros editados (Bule Bule em Quatro Estações, Gotas de Sentimento, Um Punhado de Cultura Popular, Não Deixei de Sambar), e mais de oitenta cordéis escritos.
 
Atualmente é diretor da Associação Baiana de Sambadores e Sambadeiras do Estado da Bahia e da Ordem Brasileira dos Poetas da Literatura de Cordel. Recentemente foi premiado com o Prêmio Hangar de Música no Rio Grande do Norte. Suas várias capacidades artísticas, somadas à sua figura de longa barba branca, ao grande sucesso que faz no São João em Camaçari e ao respeito que impõe pelo seu trabalho, fazem de Bule Bule um personagem ímpar, misterioso e divertido.
 
 
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade