Variedades

Veja 7 dicas para economizar combustível no seu carro

Também não adianta escolher o posto somente pelas promoções ou preços baixos: a qualidade do combustível afeta diretamente na eficiência de uso.

Acorda Cidade

Quem possui um carro na garagem, sabe como pode ser uma aventura encontrar combustível barato. Além da pesquisa nos postos, a forma de dirigir, a manutenção do veículo e a escolha do combustível são fatores essenciais para economizar. Também não adianta escolher o posto somente pelas promoções ou preços baixos: a qualidade do combustível afeta diretamente na eficiência de uso. Outras dicas para gastar menos, você confere a seguir!

Peso
Quanto mais pesado estiver o carro, mais aceleração ele vai precisar para se movimentar. Consequentemente, mais combustível será necessário. Por isso, confira o manual do veículo para ver qual o peso máximo suportado. Segundo alguns estudos, se o carro estiver com 40% a mais de peso que o limite, o condutor terá um aumento de 2% no consumo no combustível. Principalmente ao viajar, verifique se não está levando bagagem desnecessária, e retire objetos deixados no porta-malas.

Alterações no carro
Instalar peças automotivas novas, fazer alterações no design ou mudanças similares pode ter impacto no consumo do motor. Aerofólios, rodas de diferentes formatos ou suportes tendem a aumentar a resistência com o ar. Assim, o carro terá mais dificuldade para se movimentar e mais combustível será usado. Antes de qualquer troca ou instalação de um item que não é original do carro, consulte um especialista para verificar se a performance do carro não será afetada.

Pneus
As rodas têm grande impacto no consumo de combustível e uma manutenção frequente é primordial. No caso de pneus com pouco ar ou com a calibragem errada, as idas ao posto para abastecer vão ser mais habituais. Dessa maneira, o manual do veículo continua sendo um ótimo aliado. Confira a pressão ideal para as rodas dianteiras e traseiras. Se o carro está pesado, esse número também muda, de acordo com cada carro.

Rodízio
Outra característica para manter seus pneus em dia, é fazer o rodízio em períodos de até 10 mil quilômetro. Isso vai conservar os pneus, já que os da frente costumam sofrer maior impacto e desgaste, pela posição, motor, tração e frenagem. Para obter um uso homogêneo das rodas, essa troca de posições é o ideal.

Além disso, verificar se é a hora de trocar de pneus afeta diretamente vários fatores de performance e segurança. Há uma grande variedade de modelos; e, para fazer a escolha certa, verifique no manual as especificações corretas do pneu para seu carro. Os pneus podem chegar a ser responsáveis por até 20% do consumo de combustível.


Marchas
Dirigir corretamente implica em economizar combustível. Isso porque quando a troca de marchas é feita no momento correto, o motor gasta a quantidade perfeita de combustível. No manual, você encontra as velocidades adequadas para fazer as mudanças de marcha. Do mesmo modo, não é necessário andar a 40km/h em quinta marcha, por exemplo, o que desperdiça gasolina ou álcool; nem forçar o motor antes de cada troca de marcha.

Velas
Essas peças são muito importantes para o consumo de combustível. Elas fornecem energia para a câmara de combustão fazer a queima entre ar e combustível. Caso as velas não estejam fornecendo uma queima correta, o consumo será maior. Sua troca depende da quilometragem, fator que deve ser verificado na concessionária do seu carro. Se somente uma vela é danificada, todo o conjunto deve ser trocado com as mesmas características da vela nova.

Ar-condicionado
O recomendado é ligar o aparelho somente quando uma janela aberta não é suficiente, ou quando faz muito frio. O ar-condicionado pode elevar o consumo de combustível em até 20%.