Acorda Cidade
Entre as inúmeras opções voltadas para o transporte individual, a locação de automóveis merece destaque pela facilidade da contratação do serviço, principalmente nas grandes cidades, e também pela liberdade de escolha na realização dos trajetos.
Além disso, em comparação com os preços elevados do transporte público da maioria dos municípios, os custos com a diária da locação de um carro para passeio podem ser mais econômicos, já que o valor pode ser dividido entre o locatário e os demais passageiros.
Quem pretende alugar um carro, seja para ter mais mobilidade durante viagens de férias, seja em uma visita a outra cidade a trabalho, pode seguir algumas dicas para realizar uma transação tranquila e sem imprevistos.
Avalie o roteiro realizado
As primeiras considerações feitas pelo locatário devem ser o itinerário, as condições do destino (cidade, estrada, campo, entre outros) e a quantidade de passageiros e bagagens. Essas informações simples ajudarão a definir qual é o melhor carro para alugar, como, por exemplo, compactos de baixa motorização ou mesmo SUVs ou utilitários.
Compare preços entre as categorias
A diferença entre um carro de passeio compacto 1.0 para um veículo maior e com motor mais potente pode não ser significativa. Para viagens mais longas, vale a pena investir em um carro melhor e mais espaçoso para o conforto de todos.
Verifique a disponibilidade de acessórios
As locadoras de veículos costumam oferecer alguns acessórios próprios para o veículo, que podem fazer toda a diferença durante a direção. Procure se informar sobre cadeirinhas infantis, racks de teto e suportes para bicicletas, além de itens para conforto, como GPS, ar-condicionado e piloto automático.
Consulte o limite de seu cartão de crédito
A maioria das locadoras nacionais e internacionais exige um certo valor disponível no limite do cartão crédito do locatário, mesmo quando a reserva já está paga. A prática é comum e serve como garantia para imprevistos.
Faça um check-list no ato do recebimento do veículo
Tão logo as chaves forem entregues, faça uma verificação completa e detalhada do veículo junto a um funcionário da locadora e documente por escrito as condições internas e externas do carro.
Abasteça antes da devolução
Geralmente, o veículo é alugado com o tanque já cheio, e é obrigação do locatário devolvê-lo nas mesmas condições. Não se esqueça de abastecer o tanque antes de entregar o carro, pois o valor cobrado pelas locadoras pela reposição do combustível no ato da devolução é mais elevado do que nas bombas dos postos.